Agronomia Sustentável

Participação de engenheiros no manejo florestal é o tema do Agronomia Sustentável

Benefícios da integração lavoura-pecuária-floresta são esmiuçados no sétimo episódio da terceira temporada

Na semana que marcou o Dia Mundial da Água e o Dia Internacional das Florestas, a série Agronomia Sustentável apresenta um episódio inédito com tema que une esses dois conceitos: manejo florestal e produção sustentável, com foco no trabalho desempenhado por engenheiros, agrônomos e profissionais das geociências. O episódio vai ao ar neste sábado, às 9h15, na tela do Canal Rural.

Um dos exemplos das atividades conduzidas por esses especialistas é a integração lavoura-pecuária-floresta, em que mata, gado e pastagem ocupam o mesmo espaço, trazendo benefícios aos produtores e à sociedade. “O componente agrícola e o florestal, além de terem trocas mútuas, se beneficiando em termos agronômicos, fisiológicos e em questão de qualidade do solo, têm, também, a sazonalidade da produção. Então é possível ter produção ao longo do ano todo, como no caso dos sistemas agroflorestais”, diz a engenheira florestal Fabiana Ananias, uma das entrevistadas da atração.

O programa também vai mostrar como diversas matérias-primas extraídas das florestas estão presentes na rotina das pessoas, como a celulose, que dá origem ao papel, bem como a madeira que forma os móveis de uma casa ou escritório e o carvão vegetal e a lenha, que geram energia elétrica.

A engenharia florestal é uma das especialidades que faz parte do Sistema Confea/Crea. A Confederação, juntamente com o Canal Rural e a Mútua são os responsáveis pela realização da série Agronomia Sustentável, que já está em sua terceira temporada e é transmitida todos os sábados, às 9h15, com reprise aos domingos, às 7h30 (horários de Brasília).