Tempo

Terá chuva nesta quarta-feira? Veja como fica o tempo na sua região

De acordo com a Somar Meteorologia, em alguns estados, a precipitação vem forte e pode ser acompanhada por ventania e queda de granizo

temporais no sul tempo chuva previsão tempo
Veja quais estados terão chuva nesta quarta-feira. Foto: Pixabay

Sul

A previsão é de chuva nos três estados nesta quarta-feira. As precipitações vêm na forma de temporais novamente, com maior intensidade à tarde. O destaque são as rajadas de vento, de mais de 50 km/h, e os riscos de queda de granizo, desde o Rio Grande do Sul até o centro oeste do Paraná.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos do norte ao sul do Paraná e no litoral paranaense, além de na maior parte catarinense, com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.

Já as temperaturas ficam bem elevadas à tarde, em grande parte do Rio Grande do Sul, no oeste e norte do Paraná e no oeste de Santa Catarina. Na faixa leste da região, em especial na serra e no leste do Paraná e de Santa Catarina, as temperaturas ficam mais amenas.

Sudeste

O tempo fica firme em boa parte de Minas Gerais, com predomínio de sol, baixa umidade relativa do ar e maior amplitude térmica.

A chuva só atinge áreas do Triângulo Mineiro e São Paulo por causa de instabilidades tropicais, bem típicas dos meses de verão. Nessas áreas, a chuva vem de forma bem pancadas isoladas e com raios, atingindo uma ou outra cidade, após uma tarde de calor. Os ventos podem passar dos 50 km/h em São Paulo, e não se descartam queda de granizo, além de potencial para pontos de alagamentos.

No Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste mineiro, são os ventos que sopram do mar que trazem mais nuvens e eventual chuva fraca. A exceção é entre o leste da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e o oeste da região da baixada litorânea, no Rio de Janeiro, que terá pancadas de chuva, mesmo que de forma passageira.

Centro-Oeste

Situação típica de verão em grande parte do Centro-Oeste, com variação de nuvens, temperaturas em elevação e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e a noite em grande parte das áreas. Destaque para Mato Grosso do Sul, onde os temporais são mais intensos, com riscos de vendavais, raios e queda de granizo. Atenção aos acumulados elevados e riscos para alagamentos.

Em Mato Grosso também há riscos de rajadas de vento, e no norte desse estado também haverá acumulados altos. Aliás, nessa mesma faixa de Mato Grosso, como no norte de Goiás, o tempo será fechado, onde a chuva ocorre no decorrer do dia e as temperaturas ficarão mais baixas que o normal.

Nordeste

Mais um dia de muita chuva e ventos moderados para a costa leste nordestina. Destaque para os volumes mais expressivos desde o litoral do Rio Grande do Norte até o litoral de Sergipe, com destaque para os volumes de chuva mais altos em Maceió, com riscos para alagamentos. A chuva também segue volumosa por boa parte do Maranhão, por causa da presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Somente numa pequena área do centro e sul da Bahia é que o tempo segue bastante aberto e sem chuva. Além disso, nessas áreas baianas, tem previsão de temperaturas elevadas e umidade relativa do ar baixa.

Norte

As chuvas seguem com grande intensidade e com volumes altos por toda a região. Os acumulados mais elevados serão registrados no norte do Amazonas, no sul do Pará e no norte de Tocantins. Mas, de maneira geral, todas as áreas tem riscos para danos, devido ao excesso de volume de chuva previsto.

Ressalta-se o risco de chuva intensa e com riscos para novas cheias no Acre, Amazonas e Rondônia. No sul do Pará e do Amazonas, em Rondônia e no Tocantins, o tempo é fechado e com chuva a qualquer hora do dia.