Diversos

Chuvas retornam ao Matopiba e beneficiam lavouras de soja

São esperados 150 mm para os próximos 15 dias no oeste da Bahia; a região vem sofrendo com chuvas abaixo da média desde o ano passado

A Abertura da Colheita Nacional da Safra de Soja vai acontecer no dia 04 de fevereiro, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O evento pode acontecer com chuva para garantir o bom desempenho de boa parte da safra que ainda está em desenvolvimento. Isto porque o evento da colheita é mais simbólico e apenas algumas pequenas áreas irrigadas de Mato Grosso e do Paraná estão sendo colhidas de fato, já que a chuva tardia atrasou o início do plantio.

De qualquer maneira, a umidade é muito bem-vinda para os sojicultores do Matopiba que enfrentaram chuva abaixo da média desde o ano passado, principalmente entre os meses de dezembro e janeiro, quando a distribuição das pancadas foi extremamente irregular. “A chuva foi forte entre outubro e novembro, mas cortou em dezembro por conta dos bloqueios atmosféricos, que impediram as frentes frias de avançar. O plantio foi rápido, mas a lavoura já sente os efeitos da estiagem”, diz Celso Oliveira, da Somar. A expectativa é de 140 milímetros de chuva em 15 dias no oeste da Bahia.

Não é somente as áreas agrícolas da Bahia que vão se beneficiar da volta da umidade. As pastagens e o café do Sudeste também vão receber mais umidade a partir desta quarta-feira, 3.

Em Minas Gerais, os volumes podem passar dos 100 milímetros nos próximos dias, se estendendo principalmente para Goiás. Nestes dois estados, a chuva será tanta que pode até mesmo diminuir as temperaturas.

Em alguns pontos do Centro-Oeste, esta chuva pode atrapalhar os trabalhos de colheita que vão começar em breve em grande parte das lavouras. Esta chuva será provocada por uma frente fria que hoje se forma no Sul, provocando chuva forte em alguns locais, mas o sistema vai conseguir avançar e romper o bloqueio atmosférico instalado no Sudeste.