Falta de chuvas no RS vai seguir em janeiro Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Falta de chuvas no RS vai seguir em janeiro

Estado completa um mês sem chuvas significativas, informa meteorologista

O Rio Grande do Sul deve começar 2023 com o mesmo problema deste ano. De acordo com a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo, o oeste e sul gaúcho vão seguir sofrendo com a falta de chuvas significativas decorrer dos primeiros meses do próximo ano, sobretudo em janeiro.

+ Santa Catarina permanece em estado de alerta após chuvas

Na edição desta quinta-feira (22), a meteorologista explicou que o solo está bastante seco em determinados pontos do estado sulista — principalmente nas regiões da Campanha e das Missões. De acordo com ela, o Rio Grande do Sul completou um mês sem chuvas significativas. Situação que seguirá, avisou.

“Essa chuva não foi suficiente para reverter a condição de déficit hídrico” — Maria Clara Sassaki

“Já são 30 dias sem chuvas significativas, mas, na verdade, desde o mês de agosto que a chuva não atinge a média climatológica no Rio Grande do Sul”, informou Maria Clara. “Mesmo que a gente tenha registro de uma ou outra pancada mais isolada ao longo dos últimos meses, essa chuva não foi suficiente para reverter a condição de déficit hídrico”, prosseguiu. “Não trouxe alívio para áreas produtores e não trouxe alívio para regiões de reservatórios”, complementou.

Maria Clara ainda chamou a atenção que, diante da ausência de chuvas significativas, a Campanha gaúcha tem sofrido com questões relacionadas ao solo, que, segundo a Climatempo, está com apenas 20% da umidade disponível no solo. Outros pontos do estado, conforme indicou a meteorologista, estão com o dobro. Ou seja: 40% de umidade disponível no solo.

La Niña e a falta de chuvas no Rio Grande do Sul

La Niña, seca, tempo, clima, meteorologia, el niño
Foto: Pixabay

No começo do próximo ano, o problema seguirá no Rio Grande do Sul. De acordo com Maria Clara Sassaki, isso ocorrerá em razão da influência do fenômeno La Niña. Dessa forma, ela exemplificou que a previsão do tempo para janeiro aponta para um acumulado de 299 milímetros sobre a região das Missões. “Tempo seco e temperaturas elevadas até o dia 15”, avisa a meteorologista.

_____________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile