Formação de ciclone favorece chuvas neste fim de semana; veja onde Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Formação de ciclone favorece chuvas neste fim de semana; veja onde

Corredor de umidade vindo do Sudeste até a região Norte deve ampliar a ocorrência de chuvas em vários ponto do país

A Somar Meteorologia alerta para a formação de um ciclone subtropical que pode ocorrer neste fim de semana, favorecendo a ocorrência de chuvas generalizadas. A expectativa é que o fenômeno tenha formação na costa do Sudeste do Brasil, próximo ao Rio de Janeiro e Espírito Santo, provocando ventos de 50 a 80 quilômetros por hora.

“Já tivemos bons acumulados em Minas Gerais e Espírito Santo, que são regiões que teremos chuvas mais expressivas por causa do ciclone. Em Teófilo Otoni, choveu mais de 140 milímetros em três dias”, disse a meteorologista Desirée Brandt.

Nos próximos dias, por causa deste ciclone no mar, são esperado mais de 100 milímetros no Espírito Santo e leste de Minas. “A chuva é bem-vinda, mas nessa quantidade pode trazer risco de erosão para as lavouras de café nessas regiões. Além disso, esse fenômeno acaba formando um corredor de umidade desde a costa do Sudeste até a região Norte, gerando mais de 70 milímetros de chuvas também em Goiás, entre os dias 24 e 28 de outubro”, disse.

No Nordeste, são esperados de 30 a 40 milímetros de chuva no sul e oeste da Bahia. Já na região Sul, também dos dias 24 a 28, são esperados 30 milímetros no sudoeste do Rio Grande do Sul e no centro e oeste do Paraná. Para Santa Catarina, são esperados apenas 15 milímetros neste período.

Segundo Desirée, a chuva no Rio Grande do Sul é satisfatória, mas dura pouco. “Depois vem uma onda de frio. A temperatura mínima é de 9 graus no extremo sul e, dos dias 29 de outubro a 2 de novembro, teremos o frio se espalhando pelo estado”, disse.

No Centro-Oeste, a presença da chuva cresce gradualmente nos próximos dias. Em Mato Grosso, são esperados 30 milímetros em algumas regiões de 24 a 28 de outubro. Depois, de 29 a 2 de novembro, algumas regiões receberão 50 milímetros e, até 7 de novembro, a chuva continua a se espalhar pela região.

Sair da versão mobile