Inmet passa a prever temperatura e chuvas pelos próximos seis meses Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Previsão do Inmet mostra como ficarão as chuvas e temperaturas até abril de 2022

Instituto Nacional de Meteorologia lança modelo que faz prognósticos para seis meses, trazendo vantagens para tomada de decisão do produtor rural e planejamento da gestão hídrica; confira como ficarão as condições no país

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou um modelo que faz previsões de temperatura média e de chuvas pelos próximos seis meses.

Segundo o Inmet, a ação traz vantagens para a tomada de decisão do produtor rural, para o planejamento da geração hídrica e para a viabilidade do transporte aquaviário nas principais bacias hidrográficas do país.

Miguel Lacerda, diretor do Inmet, explica que este produto estava em desenvolvimento há mais de seis anos e vai unir a tecnologia com o trabalho analítico dos meteorologistas do instituto.

“A gente vai ser um dos poucos países no mundo a ter essa modelagem numérica. (A gente) está fazendo a integração do modelo dinâmico – esse feito pelo supercomputador – com o trabalho estatístico feito pelos ótimos meteorologistas do Inmet”.

O secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, destacou a relevância do projeto frente ao debate sobre mudanças climáticas.

“Eu sei que isso é o início de uma longa jornada. Eu sei que os modelos matemáticos vão ser revisados, a gente vai ter muito trabalho e talvez muita cooperação técnica nacional e internacional. Eu estou voltando agora da COP (26), em Glasgow, e acompanhando as discussões das mudanças climáticas que se avizinham e que a gente já se sente aqui no Brasil. Então esse tema é um tema da maior grandeza”.

Há mais de dez anos o Inmet já fornece a previsão climática de 3 meses com o Prognóstico Climático Trimestral.

Previsão de chuva para os próximos 6 meses

Novembro tem se mostrado um mês com muita chuva na faixa centro-norte do Brasil e, o resultado do modelo de previsão do Inmet indica que até o final do mês esse padrão será mantido. Além disso, são previstas chuvas abaixo da média para a região Sul.

chuva
Foto: Pixabay

A previsão para dezembro indica chuvas abaixo da média (entre 10 e 50 mm) no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina, norte de Minas Gerais, Acre, sudoeste do Amazonas e em áreas do Matopiba (região que abrange áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Nas demais áreas, as chuvas deverão ficar próximas ou ligeiramente acima da média.

Em janeiro são previstas chuvas abaixo da média em Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo e no centro do Mato Grosso do Sul, sul e leste de Tocantins, sul do Piauí e na Bahia (exceto no leste do estado). A Região Sul poderá ter chuvas ligeiramente acima da média, assim como o estado de São Paulo e a faixa norte do Brasil.

Fevereiro poderá ter chuvas irregulares em praticamente toda a região central e o Sul do país. Destaque para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina onde o modelo indica, novamente, chuvas abaixo da climatologia (média).

No início do outono (meses de março e abril), o modelo de previsão climática do Inmet indica chuvas abaixo da média na Região Sul e também no Mato Grosso do Sul e no sul do Mato Grosso. Em março de 2022, a tendência é de chuva acima da média no Amazonas, Roraima, Pará, Piauí e centro e sul do Ceará. Também há uma tendência de chuva acima da média no sul de Minas Gerais e norte de São Paulo, região de reservatórios importantes para o setor elétrico.

Temperatura média nos próximos 6 meses

De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média (até 1 °C) na área central do Brasil entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022. Na região Sul, as temperaturas deverão ficar próximas à média durante esse mesmo período.

Os resultados do modelo do Inmet para os meses de março e abril de 2022 indicam temperaturas de normal a acima da média para praticamente toda a região Sul. Esse pode ser um sinal de que ainda não haja formação de geadas no início do outono.

Essas previsões são atualizadas mensalmente e que há um aprimoramento contínuo dos resultados.

História do Inmet

O Inmet completou 112 anos nesta quinta-feira (18). O instituto foi criado pelo então presidente Nilo Peçanha, em 18 de novembro de 1909, com o nome de Diretoria de Meteorologia e Astronomia, vinculado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio.

Ao longo de sua trajetória, o Instituto passou por várias denominações até chegar a Instituto Nacional de Meteorologia, órgão da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Atualmente, o Instituto conta com uma rede própria de mais de 750 estações automáticas e convencionais, sendo o principal órgão do país na cobertura de estações meteorológicas.

Sair da versão mobile