Tempo

Nova frente fria, pancadas de chuva e risco de geada; veja a previsão do tempo

Deve chover, inclusive, em área da região Centro-Oeste, informa a Climatempo

O fim de semana será de frio pelo Brasil. De acordo com boletim da Climatempo, uma nova frente fria deve surgir no decorrer do sábado (27) e do domingo (28). Tal condição climática deve impactar, principalmente, as temperaturas nas regiões Sul e Sudeste.

+ Atenção: no Brasil, o próximo mês será de chuvas irregulares

Além do frio, os próximos dias devem ser de pancadas de chuva. Deve chover em grandes partes do Norte e do Nordeste. A previsão indica, ainda, que registros de chuva são aguardados até para parte do Centro-Oeste (no caso para o noroeste de Mato Grosso).

Fora a passagem de uma nova frente fria e pancadas de chuva, o risco de geada não está descartado para o fim de semana. Segundo as previsões meteorológicas, deve gear em Bagé (RS), na área de fronteira do Brasil com o Uruguai.

Previsão do tempo com frente fria, pancadas de chuva e risco de geada

Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo:

Sábado (27)

geada, frio
Foto: Faep/divulgação
  • Sul

Uma nova frente fria passa pelo Rio Grande do Sul e favorecendo a formação de muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora na faixa sul do estado (compreendendo as áreas de Bagé, Rio Grande e Uruguaiana). Nas demais áreas gaúchas, as nuvens aumentam no decorrer do dia e há previsão para pancadas de chuva com descargas elétricas a partir da tarde, assim como no litoral sul catarinense.

Nas demais áreas sulistas, o tempo continua firme, com formação de nevoeiro ao amanhecer entre Florianópolis (SC) e o litoral norte catarinense; e entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral do Paraná. As temperaturas ficam em elevação nas três capitais da região.

  • Sudeste

Dia de céu claro no estado paulista, inclusive na Grande São Paulo. A mesma condição climática é aguarda para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o litoral sul fluminense e a Região dos Lagos. O sol predomina em todas essas áreas e não chove. Em grande parte de Minas Gerais e do Espírito Santo, o tempo também fica firme; entretanto, há condições de chuvas rápidas no norte capixaba.

  • Centro-Oeste

Mais uma vez a região fica sob a influência do ar seco. O dia será marcado pelo tempo firme e quente. O sol continua predominando em todas as áreas e a umidade do ar segue comprometida, requerendo cuidados redobrados com a saúde, como, por exemplo, evitar exercícios físicos nas horas mais quentes do dia e beber bastante água.

  • Nordeste

As pancadas de chuva continuam concentradas na costa leste nordestina e também na costa do Maranhão, inclusive em São Luís e proximidades. Pode chover em vários momentos do dia em quatro capitais Salvador (BA), Maceió (AL), Recife (PE) e João Pessoa (PB). Em Natal (RN), as chuvas são mais passageiras. Em Fortaleza (CE) e Teresina (PI), o tempo fica firme, com sol e poucas nuvens.

  • Norte

Dentre as capitais da região, só não há previsão de chuva em Palmas (TO) e Rio Branco (AC). Nas demais, há condições para pancadas de chuva com trovoadas. O tempo fica firme com sol ao longo do dia na maior parte de Rondônia, no Tocantins e em parte do Acre. O calor e a alta umidade são destaques na maior parte da região.

Domingo (28)

frio

  • Sul

A frente fria caminha em direção ao Sudeste, deixando em sua passagem muitas nuvens e chuva na porção norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e na metade sul do Paraná. Na Grande Porto Alegre, as chuvas são esperadas pela manhã, com o tempo firmando a partir da tarde. As temperaturas ficam baixas, com previsão de geada em Bagé — isso devido ao avanço da massa de ar polar na retaguarda da frente fria.

  • Sudeste

Uma nova frente fria avança, favorecendo a formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva no litoral em quatro áreas de SP: litoral sul paulista, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Sorocaba. Pancadas de chuva também são aguardadas para a cidade do Rio de Janeiro e a faixa sul fluminense, onde as pancadas podem vir com trovoadas a partir da tarde. Em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), o tempo continua quente, principalmente no período da tarde.

  • Centro-Oeste

O sul e o oeste de Mato Grosso do Sul ficam com muitas nuvens, mas não chove. No noroeste de Mato Grosso, há condições para pancadas de chuva com descargas atmosféricas a partir da tarde. Nas demais áreas, o tempo continua firme, com sol e poucas nuvens. O calor não dá trégua e as temperaturas seguem elevadas na região.

  • Nordeste

Dia de tempo firme. O sol aparece em todas as áreas, mas intercalando com períodos de chuva no Recife e em João Pessoa. Há chance de chuvas rápidas em Salvador, Aracaju (SE), Maceió e Natal. Em São Luís, as pancadas ainda podem vir acompanhadas por trovoadas. Não há, entretanto, condições de chuva para Fortaleza e Teresina.

  • Norte

Por estar muito próxima ao Equador e por receber energia solar similar praticamente o ano todo, não há grandes flutuações nas temperaturas na maior parte da região. Com isso, o domingo será mais um dia marcado pelo calor. As pancadas de chuva também são frequentes e alcançam áreas do Acre e quase todo o território de Rondônia, além de parte do Pará, do Amazonas, de Roraima e do Amapá.