Tempo

Previsão alerta para risco de temporais e granizo no fim de semana; veja onde!

Além disso, a Somar Meteorologia aponta para acumulados de mais de 100 milímetros em algumas regiões do país; entenda

Em regiões do Centro-nNrte do Brasil, os níveis de precipitação têm sido contínuos e devem aumentar em volume neste fim de semana, trazendo risco de temporais para essas áreas. Segundo a Somar Meteorologia, isso acontece devido a frente fria que sai do Sudeste e forma um corredor de umidade entre as regiões. Essa combinação de calor e umidade traz instabilidade para as áreas, com risco para temporais, ventania e granizo no Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, onde os acumulados podem passar 100 milímetros.

Mato Grosso, um dos maiores estados produtores do país e que tem a colheita prejudicada pelas recentes chuvas, deve ser ainda mais impactado, segundo a meteorologista Desirée Brandt. Na cidade de Confresa (MT), há previsão de fortes chuvas em todos os dias de março, com mais de 400 milímetros previstos.

Nos próximos cinco dias, entre 29 de fevereiro e 4 de março, os maiores acumulados seguirão do Sudeste até parte da região Norte, atingindo Mato Grosso, onde estão previstos mais de 100 milímetros para o período. 

Entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, os níveis de precipitação diminuem de forma e favorecem a retomada dos trabalhos de campo na região. A chuva diminui também no sul de Minas Gerais, com maior espaço para os trabalhos entre uma chuva e outra.

Por outro lado, o Rio Grande do Sul continua prejudicado pela estiagem e não há previsão de chuva para os próximos cinco dias. “O mês de março promete ser bem complicado para o estado com níveis abaixo da média, só há previsão para chuva em abril e ainda assim promete ser seco”, afirmou Desirée Brandt.