Segundo a previsão do tempo, a quarta-feira (15), será de fortes temporais no meio oeste de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, norte do Paraná e sobre Mato Grosso do Sul. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica, combinada ao calor e uma nova zona de convergência do Atlântico Sul.
Esses sistemas combinados com instabilidades em médios e baixos níveis deixam o tempo extremamente instável, com risco de tempestades severas e eventual granizo. “Há, inclusive, expectativa de da formação de uma invernada”, diz a meteorologista da Agroclima, Desirée Brandt. Por conta do aumento da chuva, a temperatura diminui mas não chega a fazer frio. Chuvas irregulares e céu nublado e Santa Catarina, com baixos volumes; pancadas isoladas e passageiras no Nordeste, também com baixos volumes. Instabilidades tropicais no Norte com trovoadas mais intensas entre Acre, Rondônia e sul do Amazonas.
A tendência é que o calor diminua nos próximos dias, mas sem expectativa de frio no centro-sul. De uma forma geral, a semana vai ser abafada e úmida em boa parte do país. As pancadas de chuva persistem ao longo de todos os dias e grandes volumes são previstos no Sul e principalmente no Sudeste e Centro-Oeste, onde os temporais são corriqueiros. A chuva persistente pode provocar alagamentos e outros problemas até o fim da semana.