Agronegócio

Semana começa com poucas chuvas pelo Brasil; confira a previsão

De acordo com a previsão do tempo, as chuvas mais fortes são esperadas em algumas regiões do Sul e Norte do país

nuvem, tempo, clima
Previsão do tempo indica redução das chuvas em grande parte do país nesta segunda Foto: Pixabay

Previsão do tempo para segunda-feira, 12

Sul

Uma frente fria e um ciclone extratropical provocam chuva isolada no norte de Santa Catarina e oeste, sul e leste do Paraná. Não são esperados volumes muito expressivos de chuva, mas ainda há risco para temporais isolados e ventos de até 70 km/h, especialmente em áreas serranas e próximas ao litoral dos três estados. As temperaturas ficam amenas, com destaque para o Rio Grande do Sul e a Serra de Santa Catarina, onde deve fazer frio pela manhã com o predomínio do ar mais seco já que os ventos mudam para o quadrante sul e trazem o ar mais gelado. Por fim, mar segue agitado na costa de todo o Sul.

Sudeste

O tempo indica a volta das chuvas para o sul e leste do estado de São Paulo e oeste do Rio de Janeiro. Apesar de ser baixa a condição para temporais, o ar quente do local intensifica as rajadas de vento, que podem ficar numa faixa entre 50 e 60 km/h. Na Serra Fluminense, as rajadas podem ser mais intensas. Nestes locais, a temperatura cai em relação aos dias anteriores. Além de tudo, a agitação marítima volta a aumentar no sul paulista.

Em outras áreas do Sudeste, o ar seco ainda predomina e mantém o tempo firme, muito quente e com pouca variação de nuvens em grande parte do dia.

Centro-Oeste

O tempo firme predomina em boa parte do Centro-Oeste, com destaque para Goiás e Distrito Federal, que seguem com grande amplitude térmica. Além disso, os índices de umidade relativa do ar caem mais, e o risco para focos de queimadas aumenta nesta área.

A chuva e os temporais isolados ficam restritos ao norte, centro e oeste de Mato Grosso, por causa de instabilidades associadas à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, e também sobre o oeste e sul de Mato Grosso do Sul.

Nordeste

A semana inicia com muita chuva no setor norte da Região, com maiores volumes previstos para o Maranhão, Ceará e leste e faixa leste, entre Recife e Aracaju. Não estão descartados transtornos, como alagamentos pontuais. No estado da Bahia, o tempo firme predomina mais uma vez com o avanço de uma massa de ar mais seco pelo interior da região. Nessa área, o calor predomina e a umidade relativa do ar fica abaixo dos níveis críticos. Na capital Salvador e ao longo da costa baiana ainda pode ter chuva isolada, mas com baixos volumes.

Norte

Os maiores acumulados de chuva são esperados no centro-norte do Amazonas, Roraima, centro e norte do Pará, além do Amapá. São áreas de instabilidade associadas à circulação de ventos a mais de 10km de altura, e também a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Por outro lado, aos poucos o tempo firme volta a predominar no centro-sul do Tocantins.

Previsão do tempo para terça-feira, 13

Sul

O tempo mostra previsão de nuvens e eventual chuva isolada, fraca e passageira entre o oeste, centro, sul e leste do Paraná e oeste e norte de Santa Catarina. Porém, no Rio Grande do Sul e na Serra, sul e leste catarinense o destaque é a manhã gelada, por causa do fortalecimento dos ventos de sul. O dia também inicia com formação de nevoeiros no leste gaúcho, mas que logo se dissipam e dão lugar ao sol. Isso acontece devido ao fortalecimento de uma massa de ar seco sobre o Sul do Brasil. Os ventos diminuem muito de intensidade em relação aos dias anteriores, mas o mar ainda segue agitado em toda a costa da região.

Sudeste

Na terça-feira um sistema frontal se afasta pelo Oceano e fica na altura do Espírito Santo, gerando tempo instável em parte do Sudeste. Na sua retaguarda vem uma região de alta pressão atmosférica, que leva uma pista de ventos úmidos do mar contra a costa e reforça a chuva entre São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os maiores acumulados de chuva devem ser observados em pontos do norte fluminense e do Espírito Santo. Em todas estas áreas têm ventos soprando ar mais gelado do quadrante sul, e as máximas da tarde devem ficar bem mais baixas no decorrer do dia. Por outro lado, tempo firme, sem chuva e apenas com alguma variação de nuvens nas demais áreas do Sudeste.

Centro-Oeste

O clima fica aberto na maior parte das áreas do Centro-Oeste, com friozinho pela manhã em Mato Grosso do Sul e em áreas mais elevadas de Goiás e Distrito Federal, por causa da mudança na direção dos ventos para o quadrante sul. Porém, nas áreas mais a norte tem tempo mais instável com a presença de um Vórtice Ciclônico em médios e altos níveis da troposfera e, assim, algumas pancadas de chuva chegam ao centro e norte de Mato Grosso. Volta a chover novamente de forma mal distribuída também sobre o norte de Goiás.

Nordeste

Um sistema frontal se aproxima do sul da Bahia e volta a trazer vento forte e pancadas de chuva com trovoadas para esta área. Já a chuva segue generalizada e não dá trégua na faixa norte da região, com a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte nordestina. Destaque para acumulados mais elevados na região de Teresina. Por fim, tempo aberto, seco e quente no interior da Bahia e no sul do Piauí.

Norte

Na terça-feira, as instabilidades persistem sobre o Norte do País com a circulação de ventos associados à Alta da Bolívia e a um Vórtice Ciclônico, e também a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte. Destaque para os  acumulados bastante elevados entre o Acre, Amazonas e Roraima, inclusive nas capitais.