Tempo

Ventos de até 80 km/h; veja a previsão do tempo para o último fim de semana de maio

De acordo com a Somar, a chegada de uma nova frente fria em algumas regiões provoca chuva e ventos fortes

Sábado, 29

Sul

A frente fria associada à baixa do Paraguai avança e segue causando chuva intensa, especialmente entre Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com rajadas de vento que variam entre de 60 a 80km/h na faixa central e leste de ambos os estados, incluindo as capitais. Mas, não se descartam que em alguns municípios dessa faixa da região registrem rajadas de mais de 80km/h. Também chove na faixa norte do Rio Grande do Sul, enquanto as demais áreas gaúchas voltam a ter tempo firme.

Sudeste

A chegada de uma nova frente fria provoca chuva e ventos fortes sobre praticamente todo o estado de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro ao longo deste sábado. O dia fica com tempo nublado, e previsão de chuva a qualquer momento sobre estas áreas.

As rajadas de vento vão chamar a atenção, e podem superar a marca dos 60km/h no litoral de São Paulo e Serra do Rio de Janeiro. Também há previsão de ventania nas demais áreas paulistas e fluminenses, assim como no sul de Minas, onde os ventos ficam próximos aos 50km/h ao longo do dia.

Centro-Oeste 

Um corredor de umidade combinado a um sistema de baixa pressão atmosférica e áreas de instabilidade no alto da atmosfera, provocam pancadas de chuva sobre o sul de Mato Grosso do Sul. Atenção para o risco de temporais e rajadas de vento que superam os 50km/h na maior parte do estado. Na região norte, assim como em Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, sol e tempo firme predominam.

Nordeste

Há previsão de chuva rápida e isolada sobre grande parte do litoral nordestino, devido à circulação marítima que favorece a formação de nuvens carregadas. No interior da Região, a massa de ar seco persiste e por enquanto não tem previsão para ir embora

Norte

O tempo segue instável sobre o Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, onde há previsão de pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e noite. Nas demais áreas da Região, o tempo firme segue predominando.

Domingo, 30

Sul

No domingo, a bola da vez é o Paraná e norte de Santa Catarina que receberão chuva intensa devido à atuação de uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o estado paranaense. Atenção para o risco de chuva volumosa em boa parte do Paraná e em parte de Santa Catarina, como no litoral, Grande Curitiba, Campos Gerais e Vale do Itajaí, e eventualmente transtornos como alagamentos e queda de árvores.

As rajadas de vento perdem força, com relação aos dias anteriores, mas podem chegar aos 50km/h, com riscos para danos e poderão ser observados na região central e norte do Paraná. No Rio Grande do Sul e demais áreas catarinenses o tempo firme volta a predominar, e o dia começa com possibilidade de geada na região serrana de ambos os estados, assim como na Campanha Gaúcha e parte da Fronteira Oeste.

Sudeste 

A chuva persiste sobre o estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, variando com moderada a forte intensidade ao longo do dia. Maiores acumulados são esperados para o litoral sul paulista e Vale do Ribeira, onde não se descarta o risco para eventuais transtornos como alagamentos e queda de árvores.

Centro-Oeste 

O tempo instável segue marcando presença e há previsão de chuva moderada sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, que vem acompanhada por raios e ventos de até 50km/h. Somente a região norte do estado permanece com tempo firme, assim como esperado para Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

Nordeste 

Nada muda sobre o Nordeste. A chuva segue concentrada sobre áreas litorâneas, mas de forma muito fraca e pontual. O interior nordestino segue com predomínio de tempo seco, calor, e baixos índices de umidade relativa do ar no período da tarde.

Norte

Volta a chover sobre o estado do Acre na forma de pancadas durante a tarde, assim como previsto para o Amazonas, Roraima, norte do Pará e Amapá, onde o tempo instável segue marcando presença. Sobre as demais áreas paraenses, Tocantins e Rondônia, sol e tempo firme predominam.