Primeira semana de janeiro será marcada por aumento de chuva; saiba onde Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Primeira semana de janeiro será marcada por aumento de chuva; saiba onde

Com as pancadas, haverá reposição do déficit hídrico no solo de algumas áreas do Brasil

A passagem de uma nova frente fria, combinada com a circulação dos ventos e mais um corredor de umidade, provocam o aumento da chuva na região Sul na primeira segunda-feira do ano (2).

A chuva veio para amenizar os mais de 40 °C registrados em boa parte do Rio Grande do Sul. Em Quaraí, a máxima registrada neste início de 2023 foi de 40,9 °C.

Ainda assim, as pancadas serão isoladas, mesmo que aconteçam com forte intensidade em alguns pontos. Há risco de temporais nos três estados do Sul, com raios e rajadas de vento podendo chegar a 70 km/h, além de queda de granizo.

Tempo nas outras regiões do Brasil

O dia será abafado em São Paulo, no Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo. Pode chover em vários momentos na Zona da Mata Mineira, no sul de Minas e no interior do Rio, mas sempre intercalando períodos de sol e melhoria.

Na região Centro-Oeste, a circulação dos ventos reforça nuvens carregadas em Mato Grosso do Sul. No estado, há risco de chuva a qualquer momento, intercalando períodos de melhoria e possibilidade de temporais, durante as próximas 24 horas.

As instabilidades aumentam no Nordeste desde o litoral do Rio Grande do Norte até a região de Salvador (BA). Será um dia com muita variação de nuvens, boas aberturas de sol, mas chuva já desde o fim da manhã, podendo chover forte à tarde.

A Zona de Convergência Intertropical continua atuando na costa norte da região e chove forte desde o norte do Maranhão até o norte do Ceará. Teresina (PI) e Fortaleza (CE) estão em atenção.

No Norte do Brasil, o dia é abafado, com bastante variação de nuvens, sol, calor e chuva forte em todas as áreas, com exceção do oeste do Acre.

Chuva nos próximos dias

Ainda haverá chuva forte em Santa Catarina e no Paraná. O risco de transtornos aumenta conforme a frente fria avança pela costa da região Sudeste.

Chove forte em Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e de Goiás, ainda devido à circulação dos ventos. Pancadas fortes e tempo abafado marcam o período em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, inclusive no Distrito Federal.

Já no Espírito Santo e no sertão do Nordeste, há bastante sol e calor, com chuva passageira.

Os estados do Norte e do Nordeste, ainda continuam com bastante nuvens e com pancadas de chuva forte. Há risco de temporais no Amazonas, no interior do Pará e em Roraima. Chove forte no Maranhão, Piauí e Ceará com risco de temporais. Na costa leste do Nordeste, a chuva deve ser de moderada a forte.

A primeira semana de janeiro vai ser marcada pelo aumento da chuva no Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Com isso, haverá uma reposição do déficit hídrico em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, sul de Mato Grosso e Paraná. Atenção para os acumulados passando de 100 milímetros em parte do Sudeste.

___________________

Canal Rural Clima: ouça o podcast diário sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

___________________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.

Sair da versão mobile