Semana deve seguir com baixas temperaturas; previsão alerta para retorno da chuva no Sul Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Semana deve seguir com baixas temperaturas; previsão alerta para retorno da chuva no Sul

A semana começou com temperaturas negativas em 85 cidades da região e nevou pela quarta vez na serra do Rio Grande do Sul

O frio aumentou com o avanço de uma massa de ar de origem polar no domingo, 18, sobre o Sul do Brasil. A semana começou com temperaturas negativas em 85 cidades da região e nevou pela quarta vez na serra do Rio Grande do Sul, desta vez em São José dos Ausentes, além do registro de chuva congelada em Bom Jesus.

“Começamos a semana com frio, inclusive em Minas Gerais com -6°C  em Maria da Fé. Em General Carneiro, no Paraná, a mínima registrada foi de -4°C e em Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, -1,5°C. Dessa maneira, áreas de milho, pastagem, hortaliças, fumo com instalação precoce no Sul tiveram formação de geadas. A cana-de-açúcar também pode ter sido atingida por geadas no sul do Mato Grosso do Sul, oeste e centro e sul de São Paulo. Por outro lado, áreas majoritárias de cana em São Paulo e café no sul de Minas Gerais não tiveram temperaturas tão baixas”, explica a editora-chefe do tempo, Pryscilla Paiva.

Nesta terça-feira, 20, o frio será menos intenso, mas deve se espalhar pelo restante de São Paulo e pelo sul de Minas Gerais. Desse modo, as geadas previstas seguem pelo Sul, entre e sul de Mato Grosso do Sul e oeste, centro e sul de São Paulo. “Segue o risco para pastagem, milho, fumo recém instalado e hortaliças, além da cana de açúcar e café entre o sul de Mato Grosso do Sul e centro de São Paulo. Entre a Mogiana, nordeste do último estado, Cinturão Verde e o sul de Minas Gerais, há somente risco de temperaturas próximas a zero grau em áreas de baixada e em locais mais vulneráveis, com condição para geadas pontuais na cana e café”, alerta Pryscilla.

Decorrer da semana 

A partir da quarta-feira, 21, a massa de ar polar enfraquece e a temperatura começa a subir novamente no Centro-Sul. Ao mesmo tempo, há friagem neste início de semana entre o Acre, Rondônia e sul do Amazonas. A semana segue com chuva forte com trovoadas e elevados acumulados entre Amapá, norte do Pará, sul de Roraima e norte do Amazonas. A chuva vem de forma mais pontual ao longo do litoral do Nordeste, mantendo os índices de umidade do solo.

Já em grande parte do Brasil, o ar seco predomina e há tendência de queda na umidade do solo em dez pontos percentuais desde o norte gaúcho até o sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, os baixos índices de umidade relativa do ar também favorecem o aumento no número de queimadas no Brasil central. Outro episódio de chuva no centro-sul acontecerá somente a partir do domingo, 25.

Áreas de instabilidade crescem e levam chuva inicialmente para o Rio Grande do Sul e no início da próxima semana para outras áreas do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. As chuvas podem ser pontualmente fortes desde o norte e leste do Paraná até o sul e litoral de São Paulo.

Sair da versão mobile