Soja Brasil

Soja: boa parte do país segue com previsão de chuvas nestes próximos dias

A exceção é a parte leste do país, em uma clareira de tempo seco que vai desde Goiás, Bahia, até parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul

O Brasil segue com previsão de chuvas para boa parte dos estados nos próximos dois dias. A exceção é a parte leste do país, em uma clareira de tempo seco que vai desde Goiás, Bahia, até parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL chuvas

Nesta terça-feira as instabilidades devem afetar praticamente toda a região Sul. Somente o norte paranaense pode ficar mais seco. Já o sudeste do Paraná e o leste de Santa Catarina devem receber os maiores acumulados. No Rio Grande do Sul pode chover em todo o estado, mas os volumes não devem ser grandes.

Na quarta-feira as chuvas seguem atuando sobre todo o Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. O restante das áreas gaúchas devem ficar mais secas. Há ainda chance para temporais no sudeste do Paraná e no leste de Santa Catarina.

SUDESTE chuvas

A terça-feira será marcada por tempo seco em praticamente toda a região Sudeste. A exceção é o sul de São Paulo.

Na quarta-feira pouca coisa muda. Desta vez as instabilidades sobem e atuam de maneira manchada sobre toda São Paulo e sul de Minas Gerais. Ainda assim, elas serão muito espaçadas e por isso a maior chance é de tempo seco na maioria das áreas de soja.

CENTRO-OESTE

Nesta terça-feira, ainda há chuva forte em Mato Grosso, no extremo oeste de Goiás e no centro-oeste de Mato Grosso do Sul. Atenção aos acumulados de chuva elevados no noroeste de Mato Grosso. Porém, uma massa de ar seco avança pelo Centro-Oeste e inibe a formação de nuvens no Distrito Federal, na maior parte de Goiás e na faixa leste de Mato Grosso do Sul, onde predomina sol e calor. Mesmo em localidades onde tem previsão de instabilidades, faz calor, e as temperaturas mais elevadas devem ocorrer no oeste de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso.

Quarta-feira com o avanço da massa de ar seco pelo Centro-Oeste, o dia será firme em praticamente todo Mato Grosso do Sul, sudeste de Mato Grosso, em todo o estado de Goiás e no Distrito Federal. Nessas localidades, o céu é mais aberto, com predomínio do sol, e calor no meio da tarde. A umidade do ar volta a cair nesse mesmo período, com valores que podem chegar aos 30% ou até ficar abaixo disso, atingindo níveis críticos.

NORDESTE chuvas

O dia promete ser de tempo seco no oeste da Bahia. O Piauí terá um bloco de chuvas mais volumosas no norte e um mais tranquilo no sul. O Maranhão tende a ter chuvas em quase todo o estado, a exceção é o oeste do estado, que ficará seco.

Na quarta-feira, nada mudará para a Bahia e as áreas de soja seguirão sem chuvas. Já o Piauí tende a ter temporais bastante volumosos desde o centro até o norte do estado. O Maranhão também tem previsão de uma quarta bastante chuvosa e com possíveis transtornos.

NORTE

Nesta terça a chuva ganha força no Amazonas, Roraima e norte de Rondônia. Nas demais áreas da região, a precipitação vem na forma de pancadas que ocorrem especialmente na parte da tarde, de maneira isolada, mas há risco para trovoadas. Entre o norte do Pará e o Amapá, persistem as instabilidades. Mesmo com o tempo instável, a sensação de calor continua em todos os estados. Por fim, no sudeste do Tocantins, o tempo continua aberto, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar no meio da tarde.

Quarta com chuva ainda por toda a região Norte. Os acumulados de chuva são elevados agora também no Acre, além do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá. As precipitações começam pela madrugada e manhã de maneira isolada, mas é a partir da tarde que se tornam mais generalizadas e fortes. Em Roraima, a chuva alterna com períodos de bastante nebulosidade, o que faz com que as temperaturas fiquem mais baixas. Nas demais áreas, o sol aparece entre nuvens, o que ajuda a elevar as temperaturas, e trazer uma sensação de calor.

Leia mais notícias sobre soja