Notícias - Soja Brasil

Soja Brasil: região Sul enfrentará dois dias com muitas chuvas

Enquanto isso o Sudeste e o Centro-Oeste podem ter algumas garoas nas partes mais ao sul dos estados. No Nordeste o tempo seco predomina. Confira a previsão!

A passagem do tal ciclone extratropical pela região Sul se confirmou e algumas cidades podem receber mais de 100 mm de chuvas, fora os ventos de mais de 80 km/h. E, não para por ai, na quarta-feira os três estados seguem recebendo muitas chuvas. No Sudeste e Centro-Oeste há chance de garoas pontuais na parte sul dos estados.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

Está confirmada a passagem de um ciclone extratropical pelo Sul do país nesta terça-feira. Por isso os produtores rural desde o centro do Rio Grande do Sul, até o sul de Santa Catarina devem ficar em alerta, pois além dos grandes volumes acumulados de chuvas (em alguns casos acima dos 100 mm) que algumas regiões devem receber, os ventos serão bastante fortes, acima dos 80 km/h. No Paraná as chuvas se espalham desde o sul (com volumes máximo de 20 mm) até um pouco mais da metade do estado, deixando apenas o norte com tempo seco.

Na quarta-feira ainda são esperadas chuvas para os três estados. No Rio Grande do Sul, os maiores acumulados acontecem ainda na parte norte, divisa com Santa Catarina, como em Erechim, que deve registrar até 30 mm de chuvas acumuladas. Já os catarinenses devem ter maiores volumes de instabilidades na parte oeste, tanto que em Chapecó são esperados ao menos 20 mm acumulados. No Paraná as chuvas se espalham ainda mais pelo estado, deixando apenas uma pequena parte do nordeste do estado mais seco.

SUDESTE

A terça-feira deve ser marcada por tempo seco em Minas Gerais e boa parte de São Paulo. Somente o extremo sul paulista pode ter algumas garoas pontuais.

Na quarta-feira o tempo seco volta a predominar e já não há previsão de chuvas para São Paulo e Minas Gerais.

CENTRO-OESTE

Nesta terça-feira, um ciclone extratropical em formação sobre a região Sul do Brasil consegue provocar chuva também no extremo sul de Mato Grosso do Sul, mas que por enquanto ocorre de maneira bastante pontual. Além disso, rajadas de vento acima dos 60 km/h serão observadas por toda a região. Enquanto isso, nas demais áreas do estado e também entre Mato Grosso e Goiás, o tempo seco e quente segue predominando, sem previsão de chuva.

Na quarta-feira, o ciclone extratropical dá origem á uma nova frente fria que promete espalhar chuva sobre todo o centro-sul de Mato Grosso do Sul. A chuva vem acompanhada por rajadas moderadas de vento, e não se descarta a chance para temporais isolados. No sul do estado, o dia fica mais encoberto, com chuva a qualquer momento e temperaturas amenas, enquanto nas demais áreas, as instabilidades chegam mais no período da tarde. No norte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, o tempo seco e quente ainda predomina, sem previsão de chuva por enquanto.

NORDESTE

Um pouco diferente do que mostrou a previsão do dia anterior, nesta terça há chance de chuvas no norte do Piauí e Maranhão, mas com acumulados baixos, no máximo 2 mm. Já a Bahia segue com tempo seco.

Na quarta-feira a previsão é de tempo seco para os três estados, principais produtores de soja do Nordeste.

NORTE

Nesta terça-feira, o dia começa com chance para nevoeiro entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), mas que logo se dissipa dando lugar ao sol. A chuva se concentra entre o Acre, oeste e norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, com maiores acumulados no nordeste paraense, incluindo Belém. Já na metade sul do estado, assim como nas demais áreas do Amazonas, Rondônia e todo o Tocantins, o tempo quente e seco predomina, e a atenção se volta aos baixos níveis de umidade relativa do ar e também às condições favoráveis para queimadas.

Durante a quarta-feira, o dia começa novamente com chance para nevoeiro entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Chove de forma pontual em todo o Acre, norte do Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, com volumes expressivos concentrados somente no nordeste paraense e capital. Nas demais regiões, tempo seco e bastante quente.

Veja aqui mais notícias sobre soja