Notícias - Soja Brasil

Soja: chuvas retornam para Minas Gerais e se intensificam em Mato Grosso

Já em São Paulo, Nordeste e boa parte do Sul do país, o tempo seco deve dar o tom nesta quinta-feira. Veja a previsão completa e os mapas para cada região!

soja chuva
Chuvas na área de soja do produtor Dito Lopes

As chuvas que vinham afetando a região Sul, agora deram um tempo. Não tão longo, já que a previsão mostra que elas voltarão na sexta-feira para várias área de soja. Mas por enquanto tempo seco em praticamente os três estados. No Sudeste chuvas mesmo só em Minas Gerais. Centro-Oeste terá precipitações generalizadas, enquanto o Nordeste terá tempo seco.

SUL

O dia deve ser marcado por tempo seco em praticamente todas as áreas de soja da região Sul nesta quinta-feira, 19. A exceção pode acontecer ali no norte do Paraná, próximo a Apucarana, com no máximo 2 mm acumulados.

SUDESTE

As precipitações generalizadas perderam força em São Paulo e, agora, só deve garoar na parte nordeste do estado, bem na divisa com Minas Gerais, de maneira bastante isolada.

BANNER COLHEITA ABERTURA

Enquanto isso, Minas Gerais que vivia tempo secos, vê as chuvas chegarem pelo sul do estado, ali em Barbacena (com previsão de 25 mm), avançando até as áreas de soja do Triângulo Mineiro (3 mm acumulados) e a parte central do estado nesta quinta.

CENTRO-OESTE

As chuvas seguem generalizadas para a região Centro-Oeste. Há previsão de chuvas mais fortes no sul de Mato Grosso do Sul e noroeste de Mato Grosso. Em Juína (MT) são esperados mais de 20 mm acumulados, enquanto em Naviraí, grande produtor de soja, deve acumular pelo menos 10 mm. Em Goiás apenas garoas.

NORDESTE

As chuvas devem dar uma trégua geral para as área de soja da região Nordeste nesta quinta-feira. Se algo acontecer será no máximo algumas garoar isoladas na parte central do Maranhão, ali próximo ao município de Carolina, com 5 mm e Balsas com 3 mm.

NORTE

Na quinta-feira, às condições do tempo seguem sem grandes mudanças no Norte, com condição de chuvas generalizadas em todos os estados por causa de instabilidades típicas desta época do ano. Mesmo assim, a sensação é de tempo abafado. Atenção com acumulados altos entre o Acre e o sudoeste do Amazonas, o que pode contribuir para a elevação do nível dos rios dessa área. Atenção para a condição de queda de granizo no Tocantins.