Soja Brasil

Soja: previsão do tempo mostra que regiões secas do Sul podem ter temporais

Já áreas do Nordeste, Centro-Oeste e Norte tendem a manter o clima dos dias anteriores. Enquanto parte do Sudeste terá o retorno das chuvas

A previsão traz boas notícias para os produtores que ainda precisavam de alguma umidade na região Sul, mas desagrada quem já está colhendo a soja. Na quarta-feira a previsão é de retorno das instabilidades para quase toda a região e até de temporais para algumas áreas.

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

SUL

A terça-feira será marcada por chuvas no centro-leste do Paraná e Santa Catarina. Os maiores acumulados ocorrem próximo a Mauá da Serra (PR). Toda a parte oeste paranaense e catarinense, assim como o Rio Grande do Sul terão um dia mais seco.

Já na quarta-feira, as chuvas retornam para toda a região. Ela tende a ser mais fraca no norte do Paraná e no Sul do Rio Grande do Sul. Em compensação, há chance para grandes acumulados e temporais no nordeste gaúcho, extremo oeste catarinense e sudoeste paranaense.

SUDESTE previsão

A terça-feira promete ser o dia com menos chuvas na região Sudeste. Em Minas Gerais há chance de instabilidades na parte sul, apenas, deixando todo o restante do estado mais seco. Em São Paulo há previsão de garoas manchadas na parte central e sul do estado.

Na quarta-feira as instabilidades mais regulares retornam e afetam quase todo o estado de São Paulo (exceto o sul que ficará seco). Em Minas Gerais pode chover no sul e parte do triângulo mineiro.

CENTRO-OESTE

Nesta terça-feira, a chuva aumenta um pouco de volume sobre o Alto Araguaia, mas de forma geral as chuvas que ocorrem sobre o Centro-Oeste vêm em forma de pancadas com trovoadas entre períodos abertos e quentes e sem situação de invernada. Apenas o leste de Goiás nas cidades mais próximas a Minas Gerais é que ficam com tempo firme e ensolarado.

Na quarta-feira, as condições pouco se alteram no Centro-Oeste do Brasil. Assim, o dia será marcado por instabilidades em grande parte da região Centro-Oeste. A exceção ainda vai para o Distrito Federal e o leste de Goiás, que segue com tempo firme. Destaque também para o volume de chuva que pode ser expressivo e os ventos moderados em áreas do centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul, inclusive em Campo Grande.

NORDESTE

A terça-feira tem previsão de algumas chuvas pontuais no oeste da Bahia, entre Barreiras e Barra. Mas elas não serão volumosas e nem afetarão todas as áreas. Já o Piauí pode registrar temporais com grandes acumulados em toda a parte centro-norte do estado. O Maranhão pode ter instabilidades de norte a sul, mas elas serão de baixos acumulados e manchadas.

Na quarta-feira as instabilidades ainda caem sobre uma pequena parte do oeste da Bahia, ainda próximo a Barreiras. No Piauí as chuvas mais volumosas afetarão a parte norte do estado, enquanto no sul as chuvas serão com menor acumulado e não afetarão toda a região. Já o Maranhão deve voltar a ver pancadas mais forte, principalmente na parte sudoeste do estado.

NORTE previsão

Nesta terça-feira, a chuva diminui bastante em relação aos dias anteriores, mas ainda segue pesada nas áreas do norte do Pará e Amapá. Os acumulados significativos também persistem sobre o Amazonas, norte do Tocantins e sudeste do Pará, com a circulação de ventos em altitude. As precipitações no restante da região ocorrem de forma bem isolada e com baixos volumes, alternando com períodos de sol.

Na quarta-feira, o padrão de pancadas de chuva com trovoadas continua na região Norte. Apenas uma pequena área do sudeste do Tocantins é que o tempo fica firme. Atenção aos volumes que podem ser ainda expressivos entre o sul do Amazonas, Acre e Rondônia. Entre Pará e Amapá, a chuva já é bem mais isolada e com volumes mais baixos do que nas semanas anteriores.

Leia mais notícias sobre soja