Tempo

Sudeste vai receber a chuva mais forte desde que a primavera começou

Volumes podem chegar aos 200 milímetros em algumas cidades

Chuvas volumosas vão atingir cidades de São Paulo e Minas Gerais. Foto: Pixabay

Parte do Sudeste vai receber nesta semana a maior quantidade de chuva desde que a primavera começou. Estão previstos mais de 100 milímetros em parte de São Paulo e Minas Gerais. A  formação de um sistema de baixa pressão vai provocar temporais em boa parte do Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais, extremo norte do Paraná e leste e sudeste de Mato Grosso do Sul. O acumulado pode atingir os 200 milímetros em municípios como Lins (SP), Campos do Jordão (SP), Itapira (SP) e Passa Quatro (MG).  

Do ponto de vista agrícola, apesar da chuva muito intensa, ela não será muito duradoura. Na pior das hipóteses, esperam-se 72 horas de chuva constante. Naturalmente, atividades de campo como o plantio de cana de açúcar e manutenção de áreas de soja, milho, laranja e café vão avançar mais lentamente nos próximos dias, mas poderão ser retomadas a partir do próximo fim de semana, quando a chuva finalmente volta para as áreas mais secas do Rio Grande do Sul. 

No domingo, 15, a chuva forte para o Rio Grande do Sul com acumulados que passam dos 60 milímetros no oeste do Estado e variam entre 40 e 60 milímetros no sul, norte e noroeste do Rio Grande do Sul. O centro e leste do estado não vão receber grandes acumulado até o domingo. 

Além disso, nesta semana a chuva vai ficar acima da média para esta época do ano no centro e sul de Goiás, sul e oeste de Mato Grosso e Rondônia. Todo o Matopiba, o norte de Minas Gerais e de Goiás e o nordeste de Mato Grosso vão ter um período com chuva ainda mais fraca que as registradas nas últimas semanas. No Matopiba, aliás, o aumento da chuva acontecerá entre 19 e 23 de dezembro, mas o acumulado entre 15 e 30 milímetros ainda não será suficiente para aumentar a umidade do solo e acelerar o plantio da soja e algodão. 

Esta semana começa com calor extremo no Rio Grande do Sul. Áreas do sul, oeste e centro do Estado vão registrar máximas entre 35°C e 40°C até a quarta-feira (11). A partir da quinta-feira (12), a temperatura entra em declínio. No Sudeste, ao contrário, o excesso de chuva manterá a temperatura máxima mais baixa durante boa parte da semana com termômetros entre 24°C e 27°C.