Veja a previsão do tempo para primeira semana de junho no Brasil Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tempo

Veja a previsão do tempo para primeira semana de junho em todo o Brasil

Centro-Sul tem chuvas no período, mas serão fracas e persistente

pássaro na chuva, previsão do tempo
Foto: Pixabay

A chuva será persistente no Centro-Sul do Brasil na primeira semana de junho. O padrão atmosférico muda e, ao invés das frentes frias avançarem pelo país trazendo chuva forte, com intervalos de tempo seco de aproximadamente sete dias, a precipitação torna-se mais fraca e persistente em toda essa região.

Inicialmente, a chuva acontecerá no oeste e sul São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, paralisando as atividades de plantio de trigo e colheita de cana-de-açúcar. Também há previsão de elevado acumulado de chuva, acima de 70 milímetros nos portos de Paranaguá e Santos, situação que deve forçar embarques mais lentos neste início de semana.

A partir da segunda metade da semana, a formação de um ciclone extratropical traz chuva e ventos fortes a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, algo que irá paralisar a atividade recém começada de instalação do trigo. Outros episódios de chuva vão acontecer no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina por volta do dia 9 de junho, e entre Santa Catarina e o sul de São Paulo por volta de 14 de junho.

Já entre Mato Grosso e Espírito Santo, passando por Goiás e Minas Gerais, espera-se um período de tempo seco mais longo, algo que favorece o desenvolvimento do algodão, colheita do café e da cana-de-açúcar e o desenvolvimento de hortaliças irrigadas.

Na costa do Nordeste, a chuva não será tão forte como nas semanas anteriores, mas será suficiente para o desenvolvimento de cana, milho e feijão. No Norte, ainda há previsão de pancadas de chuva no Tocantins e no Pará, algo que mantém as pastagens verdes por mais tempo que o normal, postergando o período de entressafra do boi gordo.

O início de semana teve baixas temperaturas no Sul. O município gaúcho de Quaraí, por exemplo, registrou 0,4 °C nesta segunda-feira, 1º. No entanto, a partir de agora, as ondas de frio não avançam pelo Centro-Sul. Dessa forma, não há previsão de geadas em áreas produtoras vulneráveis por pelo menos 15 dias. Além do frio desta semana, espera-se outro declínio de temperatura entre 11 e 12 de junho, porém mais uma vez, acontecendo apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Sair da versão mobile