Sistema inovador de armazenagem chega ao Brasil

A tecnologia canadense promete ser uma solução revolucionária em tempos de safra cheia de soja e milho

Fonte: Cocamar

Um novo sistema de armazenamento promete ser uma alternativa eficiente, em tempos de safra cheia de soja e milho. A unidade da Cocamar no município de Primeiro de Maio (PR) resolveu implementar neste mês um modelo canadense de armazenagem, que será testado pela primeira vez no estado.

Em resumo, essa tecnologia se trata de uma estrutura pré-montada e modular, que permite uma rápida instalação. Ela utiliza um sistema de ventilação com fluxo de ar de acordo com a necessidade do produto, o qual fica protegido sob uma cobertura de polietileno reforçado, que garantiria segurança na armazenagem.

O gerente de operações da Cocamar, Marcio Kloster, explica que a empresa removeu 10 mil toneladas de soja de seus armazéns para alojá-las nesse sistema, no pátio da própria unidade. Com isso, abriu espaço nas estruturas tradicionais para acondicionar o milho em fase de colheita.

A previsão da Cocamar é que esse sistema temporário seja mantido por seis meses. “Tão logo termine a remoção da soja dos armazéns tradicionais para o novo modelo, as quantidades serão cobertas e ficarão protegidas da ação do tempo”, explicou Kloster.