Arroz: indústria limita venda por falta do produto

Depois da escassez de feijão no mercado interno, chegou a vez do outro grão favorito dos brasileiros sumir do mapa

Fonte: Canal Rural

A falta de arroz no Brasil já fez o preço pago ao produtor atingir patamares recordes em regiões do Rio grande do Sul e Santa Catarina. Diante desse cenário, muitas indústrias estão limitando as vendas no varejo e até reduzindo a capacidade de produção. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz), Mário Pegorer, as empresas aprovam a comercialização somente quando já há certeza de recebimento do produto.

Para contornar essa escassez, o setor encontrou no Mercosul uma saída emergencial. Pegorer explica que os países vizinhos são tradicionais exportadores de arroz e que as indústrias brasileiras já estão comprando o produto desses mercados.  “A expectativa é que cada vez mais o Brasil importe arroz desses países”, afirma.

De acordo com a entidade, o preço pago pelo produto está de 40% a 45% mais alto, na comparação com o mesmo período do ano passado. Pogorer afirma que existe uma forte demanda por parte das empresas. “Mas o produtor acredita que os preços podem melhorar ainda mais, então a comercialização continua retraída. Acreditamos que ainda existe espaço para mais altas” afirma.