Aurora reduz abate pela metade em filial de Guatambu (SC)

É a segunda vez que a empresa adota o regime de férias coletivas a funcionários para reduzir processamento de aves

Fonte: Canal Rural

A Cooperativa Central Aurora deverá reduzir pela metade o abate de frango da unidade de Guatambu, no oeste de Santa Catarina, a partir de outubro. Segundo o presidente da empresa, Mário Lanznaster, vão ser concedidas férias para 50% do quadro de funcionários e, logo depois, à outra metade. A justificativa para a medida é a queda de demanda interna pela carne de frango.

Esta não é a primeira vez que a Aurora reduz os abates de aves. Em maio, a empresa deu férias coletivas a 700 funcionários de outra unidade, reduzindo o processamento em 50%, principalmente, por causa da crise de abastecimento de milho. “As férias do primeiro turno de funcionários de Aberlardo Luz (SC) estão acabando, e vamos entrar agora com a segunda metade”, explica Lanznaster.

Com a nova medida, a expectativa é haver uma diminuição diária de abates de 60 mil aves. “Estamos adotando essa ação na tentativa de equilibrar o mercado. Atualmente, nós temos o consumo de carne retraído e um excesso de oferta”, afirma.

Já em relação ao milho, mesmo com o avanço da colheita no Brasil, os preços do grão ainda estão em patamares elevados, se comparados com o mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente da cooperativa, a Aurora possui milho estocado para os próximos 60 dias, mas ainda há certa dificuldade em encontrar o produto em patamares menores.

“O preço do milho nos Estados Unidos está saindo mais barato que o daqui. Se lá nós compramos a R$ 34 (a saca), aqui estamos tendo que pagar R$ 44”, diz.

Lanznaster ainda prevê que, com a redução na produção de frango, os preços da carne tenham recuperação entre o fim deste ano e o início de 2017.