Criadores vão a Brasília em ato a favor da vaquejada

O protesto contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a regulamentação da prática como esporte no Ceará deve reunir mil vaqueiros e quatro mil animais em Brasília na próxima terça

Fonte: Manaíra Lacerda/Canal Rural

Vaqueiros e criadores de cavalos estão a caminho de Brasília (DF) para participar de uma mobilização nacional que deve acontecer na terça-feira, dia 25, na Esplanada dos Ministérios, a favor das vaquejadas. O movimento está previsto para começar às 8h e deve se estender até às 21h.

O protesto será contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que proibiu a regulamentação da prática como esporte no Ceará. O conselheiro da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Eduardo Borba, afirma que o evento é pacífico e que cerca de mil produtores e quatro mil animais estarão presentes no ato.

“O mundo equestre é a favor da vaquejada legal e está apoiando essa causa. A vaquejada atualmente gera renda e empregos em todo o Brasil. Só no mercado da equinocultura são três milhões de empregos diretos, sendo que a vaquejada cria 700 mil vagas” explica Borba.

O Canal Rural está com uma enquete sobre a proibição da vaquejada e, até as 16h30 desta sexta-feira, dia 21, 72,1% dos participantes haviam concordado com a proibição da vaquejada, contra 27,9% que eram contra essa proibição. Na primeira edição do Mercado & Companhia desta sexta, telespectadores também se manifestaram sobre a polêmica.