Leite: preço pago ao produtor deve ter leve alta

Valor teve acréscimo de 5% e maio e há espaço para novo reajuste nos próximos dois meses. Queda de 12% no volume captado é uma das razões dessa recuperação

Fonte: Pixabay/divulgação

O preço médio do litro de leite pago ao produtor em maio teve incremento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o analista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro, ainda há espaço de alta pelo menos nos próximos dois meses. Um dos principais motivos desta recuperação nos preços é a queda de 12% no volume de leite captado em maio, em relação ao mesmo mês de 2015.  

Apesar do cenário relativamente animador, o produtor de leite deve ficar atento, pois as despesas subiram em proporção bem maior. Segundo a Scot Consultoria, neste mês a alta nos custos de produção foi de 26% e, em algumas regiões de Minas Gerais, São Paulo, Goiás, muitos produtores não estão fechando a conta no fim do mês.

Entre os principais fatores que aumentaram os custos de produção para a cadeia leiteira estão os gastos com alimentos (farelo de soja e milho), energia elétrica e combustíveis.

A alternativa indicada por Ribeiro é trocar alguns itens da alimentação do gado. O sorgo e a polpa cítrica poderiam substituir o milho, segundo ele, e o caroço do algodão seria uma alternativa ao farelo de soja. No entanto, mesmo estas suplementações também tiveram aumento nos preços. Segundo o analista, a polpa cítrica, que custava em torno de R$ 400 a tonelada, teve aumento de R$ 100 desde abril. A preocupação neste momento é garantir a matéria-prima no médio e longo prazo.