La Niña coloca em risco próxima safra de feijão

Redução das chuvas no Sul do país pode comprometer desenvolvimento dos grãos; produtor deve ter cautela nos próximos meses na hora de vender pela possibilidade de alta dos preços

Fonte: Canal Rural

A provável ocorrência do fenômeno La Niña no início de 2017 colocará em risco a próxima safra de feijão produzida no Sul do país. Isso porque o fenômeno costuma diminuir a frequência de chuvas nesta região, o que pode prejudicar o desenvolvimento dos grãos.

Segundo a analista de mercado Sandra Hetzel, o produtor deve ter cautela nos próximos meses na hora de vender seu produto devido à possibilidade de estiagem. Sandra acredita que se os efeitos do La Niña se concretizarem, os preços podem continuar em patamares altos. Ela enfatiza que uma saca de feijão carioca nunca foi comercializada acima dos R$ 500,00 e que, apesar da queda momentânea, os preços devem voltar a subir até o fim deste ano.

A analista finaliza dizendo que o preço pago pela semente de feijão também aumentou devido ao clima desfavorável em 2016. O produtor que não salvou o grão para plantar na safra seguinte corre o risco de não conseguir comprar nas sementeiras, já que a oferta de sementes está reduzida e não deve atender toda a demanda.