El Niño já agrava cenário de doenças

Plantas estressadas com o clima estão mais vulneráveis a enfermidades, explica engenheiro agrônomo

Fonte: Dirceu Gassen/Divulgação

O El Niño mais forte registrado desde 1997 deixa em alerta os produtores para o aparecimento de pragas. A seca do Centro-Oeste e a forte umidade do solo na região Sul já ocasionam doenças. O engenheiro agrônomo Dirceu Gassen explica que plantas estressadas com o clima estão mais vulneráveis a enfermidades.

No Sul, o excesso de água e a umidade dificultam o crescimento da planta, que também vem sendo atacada por fungos. Já no Centro-Oeste, a seca poderá permitir a absorção parcial de água, iniciar o processo germinação e causar estresse e até a morte da semente ou da plântula. O engenheiro explica que temperaturas elevadas favorecem a atividade de insetos.

– Os fungos oportunistas, que desenvolvem sobre plantas estressadas, estão presentes em todos os solos. Os patógenos estabelecem na fase de plântula e causam a morte das plantas, no fim do ciclo, no enchimento de grãos.  A região Sul tem registrado maior número de fungos, já a região Centro-Oeste tem apresentado insetos, brocas e lagartas – alerta Gassen.

O engenheiro destaca que neste momento é importante o produtor ter cautela e evitar a semeadura em áreas muito úmidas. Em ambientes de seca a “semeadura no pó” também deve ser descartada no momento.

• Assista na íntegra a entrevista com o engenheiro: