Sem energia elétrica, produtor joga mil litros de leite fora

O pecuarista Carlos Roberto Ferreira, de Palmeiras de Goiás (GO), teve um prejuízo de R$ 21 mil com o produto que estragou

O produtor de leite Carlos Roberto Ferreira, de Palmeiras de Goiás (GO), realizou um protesto em frente à sede da Companhia Energética de Goiás (Celg) nesta quarta-feira, dia 4. Ele derramou cerca de mil litros de leite de sua produção que havia estragado devido à falta de energia elétrica durante 36 horas.

Segundo o produtor rural, foram perdidos 4 mil litros do produto, que estavam impróprios para o consumo humano, e o prejuízo estimado é de R$ 21 mil. “Além disso, vou ter uma perda de 3 mil litros porque as vacas não foram ordenhadas e vou ter que ficar com os animais 7 dias parados, devido à aplicação de medicamentos para tratar a mastite”, informou.

De acordo com o Sindicato Rural de Palmeiras de Goiás, o problema de falta de energia elétrica é algo comum na região. O vice-presidente da entidade e também presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Palmeira (Copal), Elber Macedo, explica que na última segunda-feira, dia 2, houve uma queda no fornecimento em toda a cidade.

“A solução que encontramos em casos como este foi usar o próprio caminhão da cooperativa para ir retirar o leite da propriedade que estava sem a energia. Em um único dia já atendemos mais de 10 pequenos produtores”, explicou.

Em nota a Celg Distribuição informou que a chuva e os fortes ventos registrados nos últimos dias causaram danos à rede elétrica principalmente em áreas rurais. Segundo a empresa, o número de equipes de emergência nas ruas dobrou e estão sendo reestabelecidos os serviços para todos os clientes. A Celg informou ainda que tem um plano de qualidade em andamento, com fortes investimentos na modernização da rede elétrica para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia.