Mercado e Cia

Empresa desenvolve sistema de polinização artificial que eleva produtividade

A Edete Precision Technologies for Agriculture iniciará testes em escala comercial em dezenas de hectares de pomares de amêndoas na Austrália

Uma agtech israelense desenvolveu um sistema para fazer a polinização nas lavouras de forma artificial, que apresenta resultado mais eficiente que as próprias abelhas. A empresa Edete Precision Technologies for Agriculture iniciará testes em escala comercial de sua tecnologia de polinização artificial em dezenas de hectares de pomares de amêndoas na Austrália.

A previsão foi confirmada após a assinatura de um acordo com um dos maiores produtores de amêndoas australiano. Os testes de campo devem começar em agosto, quando as amendoeiras começam a florescer.

A inovação opera com a coleta mecânica de flores, separação do pólen das anteras e outras partes da flor e produção de pólen puro. O método patenteado permite a manutenção de boas taxas de viabilidade do pólen armazenado por mais de um ano.

O pólen geneticamente selecionado é aplicado nas árvores alvo com polinização robótica, que usa uma combinação de tecnologias para aplicar a dosagem ideal de pólen nas flores para uma polinização eficaz.

Quer ver reportagens sobre tecnologia para o agro? Confira no Ag|Evolution!