Tempo

Frente fria traz mais chuva e chance de geada; confira as áreas afetadas

Confira qual o potencial de chuva para as próximas semanas em todo o país

https://youtube.com/watch?v=ROPUi8aRyp4+

A frente fria que passou pelo Sul no último fim de semana levou chuva e granizo para pontos da região. Em Mafra (SC), por exemplo, houve chuva bem volumosa, com ocorrência de granizo, assim como em outros pontos entre Santa Catarina e Paraná. O sistema já está na altura de São Paulo, mas ainda há previsão de chuva nos próximos dias na região Sul e alto risco para ocorrência de geada.

“Nos próximos cinco dias, deve chover principalmente em boa parte do Paraná e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Nesses locais, estão previstos até mais de 70 mm acumulados”, informa a meteorologista Maria Clara Sassaki, da Climatempo.

Após a passagem da frente fria, a massa de ar polar avança e derruba as temperaturas nos três estados do Sul. Há alto risco de ocorrência de geada a partir desta terça-feira (30) no Rio Grande do Sul. A temperatura mínima no estado deve ficar em torno de 3 °C, o que é bem propício para o aparecimento de geada.

Chuvas em junho

Até 4 de junho, o tempo fica firme na área central do Brasil, desde o Espírito Santo até Mato Grosso. Além disso, nesse período, estão previstas mais pancadas na região Norte, assim como em áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Contudo, nessas regiões o volume não será tão significativo, a ponto de provocar transtornos.

No período que vai de 5 a 9 de junho, por sua vez, a chuva cede no Sul, continua no Norte e perde força também na costa nordestina.

Já entre 10 e 14 de junho, ainda há instabilidades na região Sul, com baixo risco para transtornos. Nesse intervalo, o tempo seco segue no Brasil central, que não deixa instabilidades se formarem, e não deve chover com intensidade nas áreas costeiras do Nordeste. No extremo norte, entrtanto, ainda há condições para chuva volumosa.