Preço de fertilizantes no Brasil cai em junho, aponta levantamento Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Preço de fertilizantes no Brasil cai em junho, aponta levantamento

A queda no preço dos fertilizantes é resultado de um maior equilíbrio no balanço de oferta e demanda mundial

O preço médio dos fertilizantes caiu em junho, segundo um índice divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes.

Com isso, o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) fechou junho em 1,69, uma redução em relação a maio (1,75) e abril (1,87).

Queda no preço dos fertilizantes

Segundo o relatório, a queda é resultado de um maior equilíbrio no balanço de oferta e demanda mundial, e o mercado brasileiro, que no primeiro semestre do ano se preparou para garantir insumos e reduzir os riscos de desabastecimento por questões geopolíticas.

Além da queda no preço médio dos fertilizantes, outro fator que gerou melhoria no IPCF de junho foi a redução do preço médio das commodities de soja e milho, provocado pelo aumento da área plantada nos Estados Unidos e pelo temor de recessão econômica.

Outros fatores

No período, o índice também foi impactado pela queda no preço da cana-de-açúcar e pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Combustíveis, que pode aumentar o preço do etanol e prejudicar a competitividade do combustível no Brasil.

O Real desvalorizado, outro fator considerado na composição do IPCF, também contribuiu para a melhoria do índice de junho.

O índice consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

Sair da versão mobile