Café

Café: NY tem alta com dólar em baixa e chuvas no Brasil

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações da terça-feira com preços mais baixos.

A sessão foi novamente volátil, mas NY encontrou mais uma vez boa sustentação e intenso movimento comprador, levando as cotações a atingirem os níveis mais altos desde o começo de fevereiro. A queda do dólar contra o real no Brasil foi aspecto determinante para os ganhos, mas preocupações com a qualidade dos cafés arábica brasileiros, em função de chuvas, também foram lembradas como fator de suporte.

Embora a previsão para adiante seja de clima mais seco, o que vai favorecer a colheita e secagem dos grãos no Brasil, as recentes chuvas atrapalharam o andamento dos trabalhos e há temores de prejuízos à qualidade dos grãos em algumas regiões. Além disso, o consultor de Safra & Mercado, Gil Barabach, lembra os aspectos técnicos, com NY tendo testado e superado a linha de US$ 1,05 a libra-peso.

Os contratos com entrega em julho/2019 fecharam o dia a 105,65 centavos de dólar por libra-peso, com valorização de 1,90 centavo, ou de 1,8%. Setembro fechou a 108,20 cents, com alta de 1,90 cent, ou de 1,8%.