Câmara aprova vigência de dois anos para planejamento da agricultura | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Câmara aprova vigência de dois anos para planejamento da agricultura

Projeto será encaminhado ao Senado Federal antes de chegar à presidente Dilma RousseffA Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na última quinta, dia 14, o Projeto de Lei2 478/11, do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que estabelece prazo mínimo de dois anos para a vigência do planejamento da política agrícola nacional. Hoje, os planos governamentais têm duração média de um ano.

Fonte: Fernando Carvalho/Arquivo Pessoal

Como tramitava em caráter conclusivo, a proposta foi considerada aprovada pela Câmara, a menos que haja recurso para sua votação em Plenário, o que deve ser muito difícil por ter sido aprovado por unanimidade na Comissão de Agricultura e na CCJ. O projeto seguirá para o Senado Federal antes de chegar à presidente Dilma Rousseff.

O planejamento da agricultura é elaborado pelo governo federal e visa a aumentar a produção agrícola e a regularidade do abastecimento interno, além de reduzir as desigualdades regionais. Um exemplo é o Plano Agrícola e Pecuário, lançado todos os anos pelo Ministério da Agricultura, que inclui a redução de juros para empréstimos a produtores.

O projeto prevê também que o planejamento agrícola deverá abranger ações relacionadas aos seguintes temas: crédito rural; comercialização de produtos agropecuários; seguro rural; redução do risco inerente à atividade agropecuária; zoneamento agrícola; defesa sanitária animal e vegetal; cooperativas;  agroindústrias; e pesquisa agropecuária.

Plano Safra plurianual

Promessa da presidente Dilma Rousseff nas eleições de 2014, o Plano Safra plurianual, de quatro anos, ainda não saiu do papel. Vale destacar que o governo ainda não definiu o Plano Safra da próxima safra, apesar do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, André Nassar, afirmar que o projeto já está pronto.

Sair da versão mobile