Com pedras retiradas de cacimba, produtor forma paredão para proteger fonte de água no Nordeste

Reportagem da série "Convivendo com a seca" mostra o trabalho de José Brinzamin,63 anos, no sertão da BahiaUm sertanejo que vive em um lugar isolado no sertão da Bahia retira pedras há 20 anos de dentro de uma cacimba, uma espécie de poço artesanal. Uma a uma, ele empilha cuidadosamente, formando um grande paredão. Da água que brota da cacimba, José dos Santos Brinzamin, 63 anos, já conseguiu construir duas casas na propriedade de 160 hectares, dá água ao pequeno rebanho e rega plantas frutíferas durante a seca, carregando a água em latões.

Brinzamin é um artista por conseguir driblar as durezas que encontra na aridez do sertão da região Nordeste. Por falta de água, começou a construir a cacimba. Ele nem sabe ao certo quando iniciou, sabe apenas que a cacimba tem mais de meio século.

Longe do poder público, o produtor não esperou por ninguém para realizar o serviço. A cacimba tem mais de 10 metros de profundidade e foi separada: uma parte é para dar água aos animais e outra parte é para o consumo humano.

Cada pedra retirada da cacimba é colocada uma sobre a outra e formou um paredão, que impede que a enxurrada traga sujeira para dentro do poço. Acostumado a ser chamado de louco pelas pessoas, Brinzamim diz não se importar.

— Não é louco não, é doido mesmo. ‘olha o doido, olha o doido, lá vai ele com as pernas tortas de tanto fazer aquele serviço lá — comenta.

SÉRIE ESPECIAL

A série “Convivendo com a seca” traz história de produtores rurais do semiárido nordestino que buscaram alternativas desde as mais comuns às mais inusitadas, e que através delas conseguem melhor qualidade de vida. As matérias serão exibidas entre os dias 30/01 e 02/02 no telejornal Rural Notícias, exibido no Canal Rural.