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Crescimento no mercado de espumantes impulsiona recuperação da vitivinicultura nacional

Venda de espumantes aumentou em 7% entre janeiro e dezembro desse anoA comercialização de espumantes nacionais cresceu 7% até novembro de 2013 em relação a igual período de 2012, de acordo com dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Para o instituto, o resultado positivo é consequência de um trabalho contínuo de divulgação da bebida brasileira dentro do País e no exterior. Somente nesse ano, foram realizados mais de 300 eventos pela Ibravin.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Enologia, Luciano Vian, o espumante não é mais de consumo sazonal, vinculado às festas de fim de ano. De janeiro a outubro deste ano, a participação da bebida no mercado interno subiu de quase 70% para mais de 76%.

– Boa parte das premiações de bebidas conquistadas pelo Brasil é por espumantes. Neste ano, devemos ter acumulado mais de três mil medalhas, sendo que em torno de 65% corresponde a espumantes. Essa é a prova de que a bebida brasileira está no caminho certo – avalia Vian.

O avanço no mercado de espumantes nacionais trouxe otimismo para os produtores e impulsionou a vitivinicultura do País, que teve boa recuperação em 2013. Em queda nos últimos seis anos por causa da entrada de bebidas importadas no Brasil, o vinho nacional também conseguiu crescer: 3% em vendas de novembro do ano passado para igual mês deste ano.

– O dólar alto contribuiu para a venda de vinho nacional. Estamos animados com o crescimento de novembro e esperamos ampliar esse porcentual em dezembro – afirma o presidente do Ibravin, Alceu Dalle Molle.

O campeão de vendas do setor, no entanto, foi o suco de uva. A produção consome 50% das uvas americanas e híbridas colhidas em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Para 2014, o Ibravin espera uma safra menos chuvosa e frutas de ainda mais qualidade.

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