Cultivo de mini-hortaliças é alternativa rentável para pequenos produtores

Confira as dicas do engenheiro agrônomo Ricardo Ziani, especialista no assuntoMuitos produtores que pensam em diversificar a produção buscam opções rentáveis e que não necessitem de muito espaço. Nesse contexto, as mini-hortaliças são uma ótima alternativa. As culturas, que precisam ser cultivadas em estufas com ambiente controlado, possuem alto valor agregado e já conquistaram o mercado internacional.

Hortaliça rica em vitaminas A e C e com boa produtividade chama atenção no Cerrado

• Preços das hortaliças têm alta de 60% no Distrito Federal

O engenheiro agrônomo Ricardo Ziani, especialista em Culturas do Cinturão Verde, falou sobre o assunto no Bom Dia Campo e deu dicas a quem pretende investir no ramo. Como são produtos relativamente novos no mercado brasileiro, o consumo ainda não é muito abrangente. O tomate-uva, por exemplo, foi introduzido no país há cerca de cinco anos no país e só agora começa a ter um mercado consolidado.

Para agregar valor ao produto, o engenheiro agrônomo sugere cuidado na embalagem:

– Como são produtos de alto valor agregado, o produtor já consegue um bom rendimento, é muito interessante que ele participe da parte de embalagem. Quando a entrega é feita a granel, com certeza, terá um atacado que fará a embalagem para entregar ao varejo. Hoje, o produtor tem total condição de fazer isso. Outra vantagem é que ele também consegue padronizar o tamanho dos frutos em uma mesma embalagem – afirma.

Veja como iniciar sua produção:

Clique aqui para ver o vídeo