Agronegócio

Deputados votam nesta quarta, 12, destaques apresentados à MP do Agro

A medida prevê mudanças relacionadas ao crédito rural, como um fundo de garantia para empréstimos e linhas de subvenção para construção de armazéns de cereais

O Plenário da Câmara reúne-se nesta tarde para votar os destaques apresentados à Medida Provisória 897/19 (MP do Agro), que prevê mudanças relacionadas ao crédito rural, como um fundo de garantia para empréstimos, linhas de subvenção para construção de armazéns de cereais e aperfeiçoamento de regras de títulos rurais.

Nesta terça-feira, 11, os deputados aprovaram o texto-base de autoria do deputado Pedro Lupion (DEM-PR), que estabelece Fundos Garantidores Solidários (FGS) para as linhas de crédito – com participação de produtores rurais e credores.

Segundo o texto, poderá haver vários FGS, contanto que cada um deles tenha um mínimo de dois devedores, contribuindo com 4% dos saldos devedores. Igual percentual incidirá para os credores. Caso exista um garantidor da dívida (um banco, por exemplo), sua contribuição será de 2% do saldo devedor.

A perspectiva do governo é estimular a concessão de créditos por bancos privados devido a uma maior garantia. Desde que se mantenha a proporção das cotas entre essas categorias, como devedor, credor e garantidor, os percentuais poderão ser aumentados. A oposição criticou o aumento da participação dos bancos privados no crédito rural.