Mercado e Cia

Insumos devem ficar mais baratos com petróleo caindo, diz consultoria

Segundo economista, o produtor não deve fechar contratos de longo prazo, para evitar prejuízos com a volatilidade do mercado internacional

Os preços internacionais do petróleo recuaram 20% desde o início deste ano e podem cair ainda mais com o avanço do coronavírus pelo mundo, de acordo com a MacroSector Consultores. Com isso, é esperado que insumos e outras commodities também se desvalorizem. “Não só derivados, como fertilizantes que tem como matéria-prima o petróleo, mas também defensivos, produtos agrícolas e metais”, comenta Fábio Silveira, economista e sócio-diretor da consultoria.

Silveira afirma que os movimentos de curto prazo devem ser observados com calma, pois não dizem muito. “Não se sabe exatamente qual a dimensão dos impactos do vírus em escala global”, diz.

A recomendação do economista é não fechar contratos de longo prazo, para evitar prejuízos ante a volatilidade do mercado neste momento. “É uma ótima oportunidade para perder dinheiro. É recomendável deixar as coisas se assentarem e esperar o mercado tomar um rumo, se é que vai tomar”, comenta.