Estiagem nos EUA se intensifica e prejudica produção de milho e soja

Fenômeno provoca alta dos preços internacionais dos grãos em níveis recordeA prolongada estiagem que atinge a maior parte dos Estados Unidos, se intensificou nas áreas centrais e no sul das Grandes Planícies durante a última semana, embora chuvas tenham oferecido certo alívio aos produtores rurais nas principais regiões do Cinturão do Milho, de acordo com mapas divulgados nesta quinta, dia 16, pelo Monitor de Seca dos EUA. Segundo o Monitor, 61,8% do país apresenta algum nível de seca, menos do que os 62,5% da semana anterior. A estiagem vem prejudicando, neste ano, a

A parcela do país em situação de seca “excepcional”, categoria mais grave, continuou aumentando. Até terça-feira, 8,2% da região Meio-Oeste se encontrava nessa categoria, ante 5,8% observados na semana anterior. Porém, a área entre o Estado de Iowa, o norte de Illinois e Michigan recebeu chuvas que amenizaram a seca.

As condições se agravaram na região mais elevada das Grandes Planícies, conhecida como “High Plains”. Aproximadamente 15,5% da área está em situação de seca excepcional, ante 7,9% na semana anterior. Houve uma intensificação da seca no Kansas e em Nebraska. O Monitor de Seca também apontou para grandes áreas de Oklahoma que estão menos úmidas do que na semana anterior.