Preço do açúcar segue em baixa pelo terceiro mês consecutivo, indica pesquisa

No acumulado do mês, redução na média dos valores negociados chega a 6,3%A movimentação no mercado paulista de açúcar esteve calma nos últimos dias, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com levantamento, o cenário tem sido observado desde o final de novembro, quando a colheita e o processamento foram entrando na etapa final.

Em 2012, predominam as negociações pontuais. Compradores consultados pelo Cepea negociam basicamente o necessário para complementar as atividades rotineiras, abastecendo-se, sobretudo, com açúcar contratado ou de estoques.

Algumas usinas e atacadistas, no entanto, reservaram produto para negociar na entressafra, esperando que a alta dos preços proporcionasse boa remuneração, já que durante a safra as perspectivas de uma menor produção e produtividade indicavam uma possível escassez de açúcar no mercado interno. De acordo com analistas, esse cenário explica as quedas lentas em plena entressafra de uma temporada em que houve quebra de produção.

Nessa terça, 28, o Indicador de Açúcar Cristal CEPEA/ESALQ (mercado paulista), cor (ICUMSA) entre 130 e 180, fechou a R$ 57,69/saca de 50 kg, apresentando queda de 1,22% sobre a quarta anterior. No acumulado do mês, a redução na média dos valores negociados chega a 6,3%.