Área de soja no Brasil já é quatro vezes maior do que Portugal Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

Área de soja no Brasil já é quatro vezes maior do que Portugal

Números divulgados pelo MapBiomas revelam que a oleaginosa já ocupa 4,3% do território nacional

O Brasil passou de 19 milhões para 55 milhões de hectares de área ocupada pelas lavouras entre 1985 e 2020. Desse montante, 36 milhões são ocupados por plantações de soja. Os números foram revelados nesta quarta-feira, 20, pelo MapBiomas, iniciativa que reúne pesquisadores de universidades, instituições e ONGs na análise de imagens de satélite com o intuito de gerar mapeamento de uso e cobertura da terra no Brasil.

Lavoura de Soja plantio
Foto: Lenini Martins/GCom-MT

Os dados indicam que a oleaginosa já ocupa 4,3% do território nacional, uma área quatro vezes superior à de Portugal e maior do que a de países como Itália e Vietnã. O levantamento não faz menção à estimativa de aumento de área de soja para a safra 21/22 que, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deve ser de 39,91 milhões de hectares.

O estudo mostra, ainda, que quase a metade (42%) de toda a agricultura do Brasil está no Cerrado, justamente o bioma que tem menos áreas de proteção ambiental demarcadas. Entre 1985 e 2020 a área cultivada neste bioma cresceu nada menos que 464%. Em segundo lugar, vem a Mata Atlântica, que representa 34% da área agrícola, seguida de Amazônia e Pampa, ambos com 11%.

Riscos à produção

O Cerrado é também uma das regiões do país de maior risco climático. Segundo o último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, com aumento da temperatura média da Terra de 4ºC a 5ºC, a redução de chuvas nessa área do Brasil será de cerca de 20%. Esse cenário praticamente inviabiliza as atividades agrícolas na região.

Apesar de metade de todo o cultivo de soja no Brasil estar no Cerrado, a produção do grão também avançou sobre a Amazônia a partir dos anos 2000. São 5,2 milhões de hectares plantados, o que equivale a 14% da área total nacional desse cultivo. Outros 26% da área de soja no país ficam na Mata Atlântica, onde a oleaginosa se expandiu por 7,9 milhões de hectares entre 1985 e 2020.

 

Sair da versão mobile