Senado aprova PL que desburocratiza recuperação judicial para produtores rurais Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agricultura

Senado aprova PL que desburocratiza recuperação judicial para produtores rurais

De acordo com o presidente da FPA, Alceu Moreira, a medida também vai diminuir os custos do crédito rural, pois reduz os riscos; entenda

O projeto de lei 6.303 de 2019, que altera a Lei de Falências e Recuperação Judicial, foi aprovado pelo Senado nesta quarta-feira, 25.  De acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o PL desburocratiza o acesso do produtor rural à recuperação judicial. Agora, o texto aguarda sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro.

O presidente da FPA, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), entende que a compreensão do Senado em não modificar o mérito e aprovar o projeto da forma que foi enviado pela Câmara aos senadores foi “certamente uma grande vitória do agro e principalmente uma vitória da segurança jurídica, com a redução de risco do crédito brasileiro”.

Ainda segundo Alceu Moreira, com a aprovação do PL, “melhora a qualidade de crédito. O custo do crédito está muito ligado ao risco, se não tem o risco o crédito fica mais barato”, entende o deputado.

O projeto segue a mesma linha da decisão proferida pela Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em novembro de 2018. Conforme ficou estabelecido, as dívidas constituídas por produtor rural durante o exercício da atividade rural sem inscrição na Junta Comercial poderão ser incluídas no processo de recuperação judicial.

Integrante da FPA, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) destaca que o número de empresas inadimplentes deve ser pelo menos três vezes maior do que o esperado num cenário sem crise e esperam-se 3.500 pedidos de falência nos próximos meses, por conta da pandemia. “Se não preservarmos as empresas, não preservaremos os empregos”, declara.

A maior facilidade para o produtor rural obter a concessão da recuperação judicial facilitará a preservação de empregos e a manutenção da produção do sistema rural brasileiro. O senador Luis Carlos Heinze, também membro da FPA, julga como “um avanço para ajudar o Brasil”. Além disso, o parlamentar entende que a proposta aprovada “beneficia o setor agropecuário como um todo, pois ajuda na recuperação dos produtores rurais do país”.

Recuperação judicial é uma forma viabilizada pela Justiça de conceder às empresas com dificuldades financeiras maior prazo para negociação de dívidas. O objetivo é impedir danos causados à organização e aos colaboradores por um possível encerramento das atividades.

Sair da versão mobile