PR: colheita segue atrasada no estado, mas uma região está adiantada Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Soja Brasil

PR: colheita da soja segue atrasada no estado, mas uma região está adiantada

Entretanto, outras duas importantes regiões colheram menos da metade do ritmo normal para o período. Confira a sua região!

A colheita da soja da safra 2020/2021 no Paraná atinge agora um total de 58% da área de 5,5 milhões de hectares, segundo levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral). Isso representa um atraso, se comparado aos 75% da mesma época da temporada passada. No estado, uma região está colhendo mais rápido do que no ano passado. Mas outras grandes produtoras estão com o ritmo de colheita pela metade.

O núcleo de Francisco Beltrão já colheu 95% de sua área de 281 mil hectares de soja, ou seja, está muito próximo do ritmo registrado na safra 2019/2020, que era de 97%. A região é a que mais colheu soja no estado até o momento. Já a região que menor soja recolheu é União da Vitória, com apenas 10% (no ano passado haviam recolhido 25% no período).

Quem está adiantado soja

Já Irati é a única região que está com um ritmo de colheita de soja mais adiantado que no ano passado. Até o momento, a região colheu 35% da área de 190 mil hectares, contra os 25% da mesma época do ano passado.

Já Guarapuava, que colheu até agora 35% da área de 288 mil hectares, está exatamente no mesmo ritmo de 2019/2020.

Quem está muito atrasado soja

Tirando as regiões acima, todo o resto está atrasado nos trabalhos. Abaixo vamos destacar duas regiões grandes, que plantam mais de 300 mil hectares com soja e uma pequena. Todas apresentam um ritmo de colheita inferior a metade dos percentuais do ano passado.

Cornélio Procópio só conseguiu colher 14% de sua área de 352 mil hectares, contra 58% do mesmo período de 2020.

Londrina é outro que só conseguiu colher 36% da área de 324 mil hectares de soja, contra os 90% do ano passado.

Paranavaí não tem uma grande área como os citados anteriormente. Por lá foi colhido apenas 30% da área de 66 mil hectares. Mas o ritmo também é menos da metade do que os 75% do ano passado.

Qualidade das lavouras

Segundo o Deral, 81% das lavouras de soja restantes apresentam boa qualidade, 17% estão regulares e 2% estão ruins.

Por lá, 81% das lavouras estão em fase de maturação e 18% em fase de frutificação. O 1% que falta para completar os 100% não foi citado no levantamento.

Leia mais notícias sobre soja

Sair da versão mobile