Vendas de flores e plantas ornamentais devem crescer 15% este ano

Expoflora começa nesta quinta em Holambra (SP) e deve receber 300 mil visitantesUm produto que nunca sai de moda e um mercado que não pára de crescer. As vendas de flores e plantas ornamentais devem aumentar 15% este ano, mais que o dobro do crescimento projetado para toda a economia brasileira. Uma prévia desse desempenho deve ser vista a partir desta quinta, dia 2, quando começa oficialmente a 29ª do maior evento do setor na América Latina. A Expoflora, sediada em Holambra, interior de São Paulo, deve receber 300 mil visitantes até o dia 26 de setembro.

A atração principal da feira é a exposição de flores. Os arranjos são mostrados das mais diversas formas: em decoração de igrejas, de festas, ou até para compor obras de arte. Este ano, muitas novidades vão poder ser conhecidas, como a mini-orquídea, do tamanho de uma caneta, ou as rosas multicoloridas.

Outra novidade apresentada é uma flor sem espinhos. Ela é produzidas no Ceará, perto da linha do Equador, onde as condições de umidade e temperatura são constantes o ano todo. Assim, a flor não sofre nenhum tipo de estresse e não libera os espinhos.

A Expoflora também conta com uma mostra de paisagismo, além de um grande mercado das flores, onde tudo que é visto na exposição pode ser comprado. Eventos como este ajudam o mercado de flores a crescer a cada ano. Em 2009, mesmo com os reflexos da crise, o setor não foi afetado: cresceu 12%. Para este ano, a expectativa é ainda maior: crescimento de 15%.