Agronegócio

Previsão do tempo: milho corre risco de ter chuva irregular e geada

Somar Meteorologia afirma que há expectativa de precipitações na próxima semana, mas chuvas só volta novamente no fim de maio; nesse período, baixas temperaturas podem atingir cereal

A Somar Meteorologia afirma que as chuvas devem voltar ao Centro-Sul do país. No Paraná, por exemplo, o milho segunda safra já registra perdas de até 30%, segundo a Aprosoja do estado. 

De acordo com a editora do tempo do Canal Rural, Pryscilla Paiva, a chuva chega ao estado mas as precipitações não serão volumosas em todas as áreas paranaenses.

“Entre 6 e 10 de maio, as previsões mostram acumulados de até 15 milímetros no Paraná, mas algumas cidades do oeste do estado podem registrar volumes mais significativos. Por outro lado, sabemos que mais ao sudeste do estado há expectativa de acumulados menores”, comenta.

A cidade de Toledo (PR), por exemplo, pode registrar chuvas de até 30 milímetros na próxima semana. Depois disso, a precipitação deve retornar apenas no fim do mês.

“É para essa má distribuição que chamamos atenção. Nada adianta atingir essa média climatológica das cidades que estão precisando de umidade agora em maio, se a distribuição for como essa”, afirma. 

Paiva comenta que Toledo terá um longo período sem chuvas. “Ou seja, pelo menos vinte dias para que esse milho da segunda safra aguente esperando uma nova chuva”, diz.

Em Mato Grosso Sul, a partir do domingo, 6, há previsão de chuva mais abrangente. No município de Naviraí (MS), a chuva volta na próxima semana, mas assim como no Paraná, só retorna no fim do mês. 

Onda de frio

Porém, antes dessa chuva (ainda irregular) chegar, o primeiro fim de semana de maio será marcado por uma onda de frio no Sul e região central do Brasil. Neste domingo, 3, a temperatura pode atingir mínima de 6° C a 9° C em parte do Sul e entre 12° C e 15° C no Sudeste. 

Geada

Após a passagem dessa frente fria e das chuvas, a Somar indica chance de geada em áreas que já estão sofrendo com baixa umidade no solo na sexta-feira, 8.

“Em Cascavel (PR), há previsão dos termômetros atingirem mínima de 5° C ou abaixo disso e com chances para geada. Claro que a gente vai renovar essa previsão nos próximos dias”, afirma Paiva. Já Dourados (MS) terá mínima prevista de 6° C.