Brasil não vai importar tilápias do Vietnã, diz governo federal Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

COMUNICADO OFICIAL

Brasil não vai importar tilápias do Vietnã, diz governo federal

Especulações sobre importação surgiram após visita do primeiro-ministro vietnamita ao país

tilápias
Foto: Wenderson Araujo-Trilux/CNA

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) negou nesta segunda-feira (23) que haja negociações comerciais em andamento entre o Brasil e o Vietnã para a importação de tilápias.

A informação foi divulgada em um comunicado oficial do ministério, que esclareceu ainda que não há nenhum pedido de licença de importação de tilápias do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa).

As especulações sobre a importação de tilápias do Vietnã surgiram nas últimas duas semanas, após a visita do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, ao Brasil.

Na ocasião, os dois países assinaram quatro Termos de Cooperação Técnico-Científica e outros documentos referentes à cooperação técnica, que preveem troca de dados e informações.

O MPA afirma que esses acordos não incluem nenhuma previsão de importação de tilápias.

“Todos esses acordos foram devidamente tornados públicos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e podem ser acessados por qualquer cidadão”, diz o comunicado.

A Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) havia criticado a possível importação de tilápias do Vietnã, argumentando que isso poderia prejudicar a indústria pesqueira nacional.


Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sair da versão mobile