Cidades do Rio Grande do Sul recebem viveiros para produção de peixes Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Cidades do Rio Grande do Sul recebem viveiros para produção de peixes

A ideia do projeto é popularizar o consumo de peixe no Rio Grande do Sul, através de iniciativas de incremento da produtividade

Cidades do Rio Grande do Sul estão sendo beneficiados com a construção de viveiros para estabelecer o cultivo de peixes em sistemas semi-intensivos sustentáveis para famílias de pequenos produtores.

A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Na última semana, as obras começaram nos municípios de Seberi, Cristal do Sul e Pinheirinho do Vale.

De acordo com a secretária de Agricultura do estado, Silvana Covatti, é uma satisfação ver as políticas públicas chegando até a ponta, beneficiando as famílias que vivem no meio rural e investem na agricultura.

peixe-rio-grande-do-sul
Construção de viveiro para peixes. Foto: Evandro Oliveira/SEAPDR

“Enquanto secretária, estou muito feliz de ver aqui na região este trabalho em execução. Uma cadeia produtiva muito importante, que é a piscicultura, e que tem grande potencial no nosso estado, para produção e mercado. Aqui vemos as políticas públicas sendo executadas e fomentando esse setor, proporcionando aos produtores o desenvolvimento da atividade, com orientação e assistência técnica da Emater/RS e apoio dos municípios”, disse.

Produção de peixe

A ideia do projeto, segundo a engenheira agrônoma da Divisão de Pesca e Aquicultura do DDAPA, Bruna Bitencourt da Costa, é popularizar o consumo de peixe no Rio Grande do Sul, através de iniciativas de incremento da produtividade, da produção sustentável, da industrialização e da comercialização de pescado.

Bruna contou que, em 2020, foi realizado um pregão eletrônico para contratação de empresas especializadas para a construção desses viveiros de piscicultura e, em julho de 2021, iniciaram-se as contratações das vencedoras de cada lote. “Ao todo serão construídos 115 viveiros em 12 municípios do Rio Grande do Sul, beneficiando 102 produtores. E o valor total de investimento do governo do estado é de R$ 817.500. As obras já iniciaram também nos municípios de Aceguá, Pedras Altas, Giruá, Novo Machado e São Paulo das Missões”, contou.

Para a execução do Programa, a Emater/RS-Ascar elaborou os projetos técnicos e, a partir do pregão realizado, serão feitos os trabalhos de escavação dos viveiros nas propriedades. Conforme dados da Emater, o Estado produz mais de 50 mil toneladas de pescados de cultivo em açudes e tanques escavados e há um potencial para ampliação.

Sair da versão mobile