Brasília sedia o Campeonato Brasileiro de Marcha nesta semana Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Brasília sedia Campeonato Brasileiro de Marcha

O evento marca o retorno das provas equestres à capital brasileira. Organização estima que 500 competidores devem participar desta edição

Brasília sedia, pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Marcha. O evento vai até o próximo domingo, dia 17, e deve receber 500 competidores de todo o país, segundo estimativa da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM).

O evento marca o retorno das provas equestres à Granja do Torto. O Distrito Federal se destaca pelo crescimento na criação da raça, com cerca de 19 mil animais. Por ano, o setor de equinos movimenta R$ 200 milhões na economia local.

Para o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Argileu Martins, o momento é muito importante porque o governo está revitalizando o parque, que tem 74 hectares, sendo o maior do Brasil. “Percebemos a força do setor: Brasília, de 2003 a 2017, cresceu 187% em número de criadores”, conta.

Itinerante, o campeonato apresenta novidades para o público e participantes: é a primeira edição em que as nacionais de marcha picada e marcha batida são unificadas. “O que diferencia é o diagrama de marchas — a distribuição dos tempos de apoio do cavalo ao se locomover”, explica o árbitro Bruno Lima.

Segundo o diretor-executivo da Escola Nacional de Árbitros, Carlos Sacchi, o mangalarga marchador é uma raça nova, em formação, mas é possível ver o crescimento “tanto em padronização da morfologia quanto na qualidade da marcha e no adestramento do marchador”, diz.

Sair da versão mobile