Política

Desemprego e inflação são os maiores desafios do país, diz Lira

Em discurso durante evento, o presidente da Câmara dos Deputados criticou a falta de apoio do governo para aprovar a reforma administrativa

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a atuação do Legislativo no período da crise sanitária do novo coronavírus e afirmou que o desemprego e a inflação são os maiores desafios a serem enfrentados. Lira discursou em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) nesta última quinta-feira (28).

O presidente cobrou a aprovação da reforma tributária para melhorar o ambiente de negócios no Brasil e atrair investidores. “A aprovação dessa reforma tem um enorme potencial para fazer o país deslanchar”, disse Lira aos empresários presentes ao encontro. O tema está em análise em uma comissão especial na Câmara.

Foto: Agência Câmara

Arthur Lira também criticou a falta de apoio à reforma administrativa, cujo texto está pronto para ser levado ao Plenário (PEC 32/20). Segundo Lira, nem o governo, nem os empresários, nem a sociedade brasileira se mobilizaram para convencer os parlamentares a aprovar a proposta, que sofreu forte oposição de grupos organizados contrários à reforma.

“Houve uma pressão inversa muito barulhenta, não mexemos em nenhum direito adquirido, não mexemos no status quo de nenhum funcionário em atividade. Fizemos só uma nova regra para os entrantes do serviço público. Se já tivéssemos feito a reforma há 20 anos, hoje o Brasil estaria em outro patamar e sem teto de gastos”, criticou.

O presidente disse que faltou apoio do governo e houve uma oposição muito forte. “Sem 308 votos não temos como levar [a PEC] para o Plenário”, afirmou o presidente referindo-se ao número de votos necessários para aprovar uma proposta de emenda à Constituição.