Produtores refletem sobre erros e acertos da safra 2011/2012 na Expodireto

Enquanto a irrigação surge como salvação, nas lavouras a convicção é de que é preciso cautela e gestão para não ser surpreendido novamente pelo tempoCastigado pela falta de água no Sul do Brasil, o campo senta no divã na 13ª Expodireto Cotrijal, que começou nesta segunda, dia 5, em Não-Me-Toque (RS). Os produtores analisam erros e acertos para tentar acelerar a recuperação dos prejuízos a partir da próxima safra. Enquanto a irrigação surge como salvação, nas lavouras a convicção é outra: é preciso cautela e gestão para não ser surpreendido novamente pelo tempo.

Com 50 hectares de milho arrasados pela seca, o agricultor Marcos Roberto Fridrich, 42 anos, transformou euforia em reflexão. Na tentativa de amenizar as perdas, ele saiu de Ajuricaba, no Noroeste, e viajou 170 quilômetros em busca de tecnologia e conselhos na Expodireto Cotrijal.

Considerada a principal feira de tecnologia agrícola no Estado, a Expodireto reúne, até sexta, dia 9, 400 expositores e mais de 50 países participantes. Além de máquinas e implementos agrícolas, estão na feira empresas de sementes e fertilizantes e institutos de pesquisa.