Temer participa da abertura da Expozebu 2018, que espera gerar R$ 170 milhões

Em discurso, presidente realça a importância do agronegócio para a economia do país

A partir deste sábado, dia 28, os olhos do mundo da pecuária estão voltados para o interior de Minas Gerais. Até o dia 6 de maio, Uberaba deve receber centenas de milhares de pessoas atraídas pela Expozebu 2018. Só no parque Fernando Costa são esperados cerca de 300 mil visitantes, 40% a mais que na feira do ano passado.

Comitivas de 33 países também confirmaram presença no maior evento das raças zebuínas. A maior feira de gado zebu do mundo deve movimentar cerca de R$ 170 milhões na edição deste ano.

A abertura oficial do evento teve a presença do presidente Michel Temer, que recebeu o título de sócio honorário da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Sem falar com a imprensa, o presidente fez um discurso no qual agradeceu a homenagem da ABCZ e falou sobre a importância do agronegócio para o Brasil.

“Aqui uma homenagem especialíssima a vocês que trabalham na área da pecuária, do agronegócio em geral, que tem sido um dos sustentáculos do PIB brasileiro. No passado, era 3,6% negativo. Hoje, neste ano, já foi um a mais, ou seja, evoluímos 4,6%. Tiramos do negativo e colocamos no positivo. Tudo isso se deve ao agronegócio brasileiro”, discursou Temer. O presidente participou do lançamento oficial da campanha contra a febre aftosa e em seguida deixou o parque Fernando Costa.

Ao todo, a Expozebu vai realizar 28 leilões e quatro shoppings de animais serão. Um dos eventos mais esperados deste ano é a segunda edição da Equishow, que reúne mais de 600 cavalos de diversas raças. Para isso, uma estrutura completa foi montada fora do parque Fernando Costa.

“Foi construída na estância uma pista profissional, de 160 metros por 60 metros, para provas de quarto de milha, prova de crioulo. A ideia é trazer de fato o setor de equinos para a Expozebu, porque é um setor que agrega muito”, diz João Gilberto Bento, gerente comercial da ABCZ.